ARCADISMO/NEOCLASSICISMO (1768 A 1836)
DIVISÃO DA HISTÓRIA DA\ LITERATURA BRASILEIRA
1) ERA COLONIAL (BRASIL COLÔNIA DE PORTUGAL):
QUINHENTISMO
BARROCO
ARCADISMO
2) A PARTIR DO ROMANTISMO, COMEÇA A ERA NACIONAL
ENTÃO, O ARCADISMO OU NEOCLASSICISMO É A ÚLTIMA ESCOLA LITERÁRIA DA ERA COLONIAL
OBRA INICIAL: "OBRAS POÉTICAS", DE CLÁUDIO MANUEL DA COSTA, EM 1768
CARACTERÍSTICAS:
1. BUCOLISMO (GOSTO PELAS ATIVIDADES DO CAMPO, DA NATUREZA)
2. PASTORALISMO (ADOÇÃO DE PSEUDÔNIMOS PASTORIS)
3. AMBIENTE CAMPESTRE (ARTIFICIAL, POIS O POETA VIVIA NA CIDADE)
4. PRESENÇA DE MUSAS INSPIRADORAS (MITOLOGIA GRECO-LATINA)
5. POLITEÍSMO E REFERÊNCIA À MITOLOGIA GRECO-LATINA
6. SIMPLICIDADE, HARMONIA, TRANQUILIDADE
7. RACIONALISMO E EQUILÍBRIO (OPOSIÇÃO AO DESEQUILÍBRIO DO BARROCO)
CLICHÊS ÁRCADES:
FUGERE URBEM (FUGIR DA CIDADE)
INUTILIA TRUNCAT (CORTAR O INÚTIL, OU SEJA, OS EXAGEROS DO BARROCO)
CARPE DIEM (COLHER O DIA)
LOCUS AMOENUS : LUGAR TRANQUILO (NATUREZA, GADO, OVELHA, PASTOR)
AUREA MEDIOCRITAS (EQUILÍBRIO DE OURO, SIMPLICIDADE)
AUTORES E OBRAS RELEVANTES:
1. CLÁUDIO MANUEL DA COSTA (GLAUCESTE SATÚRNIO)
OBRAS POÉTICAS (LÍRICA)
VILA RICA (ÉPICA)
2. TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA (DIRCEU OU CRITILO)
A) "MARÍLIA DE DIRCEU" (OS VERSOS MAIS SIMPLES E MAIS ADMIRADOS DA LÍRICA ÁRCADE. A OBRA É DIVIDIDA EM DUAS PARTES; A PRIMEIRA MOSTRA A SIMPLICIDADE DO RELACIONAMENTO AMOROSO, A PAZ: JÁ A SEGUNDA OCORRE DEPOIS QUE ELE É EXILADO, PRESO, TENDO QUE SE AFASTAR DE SUA MUSA NISE. ENCONTRAMOS NA SEGUNDA PARTE, UM EU LÍRICO TRISTE, MELANCÓLICO, PRÉ-ROMÂNTICO.
B) CARTAS CHILENAS OBRA SATÍRICA, CONJUNTO DE 13 CARTAS ANÔNIMAS QUE CIRCULARAM EM VILA RICA, COM 4268 VERSOS DECASSÍLABOS BRANCOS (SEM RIMA), EM QUE CRITICA OS DESMANDOS DE LUÍS DA CUNHA MENESES, GOVERNADOR DA CAPITANIA MINEIRA ENTRE 1783 E 1788.
CRITILO : TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA (TEVE QUE UTILIZAR OUTRO PSEUDÔNIMO)
DOROTEU : CLÁUDIO MANUEL DA COSTA (A QUEM SE DESTINAM AS CARTAS)
FANFARRÃO MINÉSIO : LUÍS DA CUNHA MENESES, GOVERNADOR DE MINAS GERAIS
CHILE : MINAS GERAIS
SANTIAGO : VILA RICA
3. NA EPOPEIA, DESTACAM-SE DOIS IMITADORES DE CAMÕES: BASÍLIO DA GAMA E SANTA RITA DURÃO.
BASÍLIO DA GAMA "O URAGUAI" ( GUERRA PELA DEFINIÇÃO DE FRONTEIRAS NO SUL DO BRASIL, EM SETE POVOS DAS MISSÕES, ONDE CACAMBO E SUA TRIBO LUTAM CONTRA OS PORTUGUESES E JESUÍTAS. DESTACA-SE O EPISÓDIO DA ÍNDIA LÍNDOIA, QUE SE DEIXA PICAR POR UMA SERPENTE , DEPOIS QUE PERDE O MARIDO CACAMBO EM BATALHA. SEU IRMÃO CAITUTU A ENCONTRA ADORMECIDA, ENROLADA A SEU CORPO UMA IMENSA COBRA.)
SANTA RITA DURÃO "CARAMURU" (COMPOSTA NOS MOLDES CAMONIANOS, 10 CANTOS, VERSOS DECASSÍLABOS, EM OITAVA RIMA ABABABCC, COM A TEMÁTICA DAS AVENTURAS DE DIOGO ÁLVARES CORREIA, NÁUFRAGO, QUE FOI SALVO DO ATAQUE INDÍGENA DANDO UM TIRO DE ESPINGARDA, E FOI CHAMADO PELOS INDÍGENAS DE "CARAMURU", QUE SIGNIFICA "FILHO DO TROVÃO, SE APAIXONA POR MOEMA E, POR FIM, ACABA CASANDO COM PARAGUAÇU, FILHA DO CACIQUE, ENQUANTO MOEMA MORRE AFOGADA, TENTANDO ALCANÇAR A NAU QUE LEVAVA O SEU GRANDE AMOR. TAMBÉM CONHECIDO COMO "POEMA ÉPICO DO DESCOBRIMENTO DA BAHIA"
QUANTO AOS PSEUDÔNIMOS DOS POETAS ÁRCADES E SUAS MUSAS INSPIRADORAS, VEJA NO ALTO DA PÁGINA 32 DA APOSTILA.
GABARITO DOS EXERCÍCIOS, PÁGINA 83
01. A (OITEIROS : COLINAS, PEQUENOS MONTES, DEIXA O LUXO DA CIDADE PELA CHOUPANA, PASTORALISMO, VIDA NO CAMPO COM SIMPLICIDADE.)
02. A
03. C (FUGIR DA CIDADE PARA A SIMPLICIDADE DO CAMPO)
04. A (MUSA INSPIRADORA CANTADA NA LIRA "MARÍLIA DE DIRCEU")
05. B
06. D (TRATADO DE MADRID DE 1750, EXPULSÃO DOS JESUÍTAS DO BRASIL EM 1759 PELO MARQUÊS DE POMBAL, PERSONAGENS: LINDOIA, CACAMBO, CAITUTU)
07. A (DIOGO ÁLVARES CORREIA, O CARAMURU, O FILHO DO TROVÃO)
08. E
09. B (INTEIRAMENTE NÃO)
10. B
11. C
12. D
13. E
14. B
15. D (13 CARTAS CUJA AUTORIA FICOU DESCONHECIDA DURANTE MUITO TEMPO)
16. D (BOTELHO DE OLIVEIRA ESCREVEU "MÚSICA DE PARNASO!, E PERTENCE AO BARROCO.
17. C
18. C (A SEGUNDA PARTE É ESCRITA NA PRISÃO, A PARTIR DE 1789, FOI DEGREDADO PARA MOÇAMBIQUE, DEVIDO A SUA PARTICIPAÇÃO NA INCONFIDÊNCIA MINEIRA.)
19. A
20.; A
21. D (LIRAS DE GRANDE POPULARIDADE)
22. E (EM VEZ DE PREOCUPAÇÃO COM A RELIGIOSIDADE, O ÁRCADE BUSCA O POLITEÍSMO, OS DEUSES DA MITOLOGIA GRECO-LATINA, EM OPOSIÇÃO À TENSÃO DO BARROCO.)
23. E
24. E (EVASÃO NA MORTE : ULTRARROMANTISMO, SEGUNDA GERAÇÃO DO ROMANTISMO, MAL DO SÉCULO, BYRONIANA)
OBSERVAÇÕES SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO:
O ARCADISMO BRASILEIRO É TAMBÉM CONHECIDO COMO "ESCOLA MINEIRA". À EXCEÇÃO DE TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA, QUE NASCEU NA CIDADE DO PORTO, EM PORTUGAL, TODOS OS OUTROS SÃO MINEIROS..
CONTEXTO HISTÓRICO EUROPEU:
ILUMINISMO FRANCÊS (ILUMINAÇÃO DE IDEIAS E IDEAIS, CONHECIMENTO, FILOSOFIA)
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA
ASCENSÃO DA BURGUESIA
DESPOTISMO ESCLARECIDO
LIBERALISMO ECONÔMICO ()MARQUÊS DE POMBAL)
REVOLUÇÃO FRANCESA, 1789
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
ENCICLOPEDISMO (DALEMBERT, DIDEROT, ROUSSEAU)
CONTEXTO BRASILEIRO:
MINERAÇÃO
DESLOCAMENTO DO EIXO ECONÔMICO DO NORDESTE PARA O SUDESTE
DERRAMA
INCONFIDÊNCIA MINEIRA (*NOSSOS ÁRCADES ERAM INCONFIDENTES)
ÂNSIA DE INDEPENDÊNCIA ECONÔMICA
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
HÁ NA APOSTILA, DA PÁGINA 91 A 83 , UMA EXCELENTE SÍNTESE DO ARCADISMO. LEIAM-NA!
ÂNIMO, CORAGEM, SÓ VENCEM OS QUE SÃO AUDACIOSOS E SUPERAM O CANSAÇO, A ROTINA, NO AFÃ DE ATINGIR OS OBJETIVOS.
NAVEGAR É PRECISO. VIVER NÃO É PRECISO. "CARPE DIEM" RUMO À APROVAÇÃO 2017! FACA NA CAVEIRA!!!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário