sábado, 28 de abril de 2012

ANO DE 2017 /BARROCO NO BRASIL E EM PORTUGAL, ´PÁG. 72 A 79- ANO DE 2017

BARROCO:

INÍCIO:
PORTUGAL (1580), MARCA O INÍCIO DO BARROCO EM PORTUGAL A UNIFICAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA.

BRASIL (1601), MARCA O INÍCIO DO BARROCO NO BRASIL A PUBLICAÇÃO DA EPOPEIA "PROSOPOPEIA", DE BENTO TEIXEIRA, LOUVAÇÃO DOS FEITOS GRANDIOSOS DO TERCEIRO DONATÁRIO DA CAPITANIA DE PERNAMBUCO, JORGE DE ALBUQUERQUE COELHO, NUMA TENTATIVA DE IMITAÇÃO A CAMÕES, INCLUSIVE EM OITAVA RIMA, OBRA DIVIDIDA TAMBÉM EM  5 PARTES: PROPOSIÇÃO, INVOCAÇÃO, DEDICATÓRIA, NARRAÇÃO E EPÍLOGO, MAS COM APENAS 94 ESTROFES,  E SEM O ACABAMENTO ESTILÍSTICO DE "OS LUSÍADAS". O VALOR DA OBRA É MAIS HISTÓRICO DO QUE LITERÁRIO.

O  ESTILO BARROCO É RESULTADO DO CONFLITO DE DUAS VISÕES DE  MUNDO ANTERIORES: TEOCENTRISMO(MEDIEVAL)   x      ANTROPOCENTRISMO(CLÁSSICO). O HOMEM DO BARROCO EMPENHOU-SE  NA TENTATIVA DE CONCILIAR ESSES POLOS ANTAGÔNICOS. AO MESMO TEMPO, QUERIA A SALVAÇÃO, VOLTAR-SE PARA A FÉ MEDIEVAL, PARA O MEDO DO PECADO, DAS TREVAS DO INFERNO, PORÉM NÃO QUERIA ABRIR MÃO DE BUSCAR O PROGRESSO, DE ENFRENTAR O PERIGO, DE TER UMA VIDA REPLETA DE LUXOS E PRAZERES TERRENOS. POR TUDO ISSO, O HOMEM DO BARROCO VIVE EM CONSTANTE DESEQUILÍBRIO, RESULTANDO UM ESTILO REPLETO DE FIGURAS DE LINGUAGEM, CULMINANDO COM AS ANTÍTESES E PARADOXOS. OS OPOSTOS, COMO REFLEXO DA DÚVIDA: CELESTIAL X TERRENO;  SAGRADO  X  PROFANO; VIDA  X  MORTE;   DIA  X  NOITE    ETC.

CARACTERÍSTICAS DO BARROCO:

1.  CULTO DOS CONTRASTES  (ANTÍTESES E PARADOXOS), PRINCIPALMENTE NOS SONETOS SACROS DE GREGÓRIO DE MATOS GUERRA, "O  BOCA DO INFERNO".

2.  ESTILO CULTISTA OU GONGORISMO (ABUSO NO EMPREGO DE FIGURAS DE LINGUAGEM: PARANOMÁSIA, METÁFORAS, METONÍMIAS, INVERSÕES, HIPÉRBOLES, GRADAÇÕES ,ANTÍTESES, PARADOXOS  ETC., RESULTANDO UM ESTILO DIFÍCIL DA COMPREENSÃO DO LEITOR DA ÉPOCA, E MUITO CRITICADO PELO PADRE ANTÔNIO VIEIRA DEVIDO À SUPERVALORIZAÇÃO DA FORMA, DOS JOGOS VERBAIS, DO ARRANJO EM DETRIMENTO DO CONTEÚDO.

3. ESTILO CONCEPTISTA OU QUEVEDISMO : SUPERVALORIZAÇÃO DA IDEIA, DA ARGUMENTAÇÃO, DA LÓGICA, DA PERSUASÃO COM O EXEMPLO E COM OBRAS, COMO DEFENDIA O GRANDE ORADOR SACRO COM SEUS SERMÕES, O PADRE ANTÔNIO VIEIRA. O ESTILO HÁ DE SER FÁCIL E COMPREENSÍVEL PELO FIEL.

4;  CARDE DIEM (COLHER O DIA, APROVEITÁ-LO, ANTES QUE A MADURA IDADE E O TEMPO, IMPEÇAM).

5. INCONSTÂNCIA DA VIDA E DAS COISAS ( O TEMPO NÃO PARA, TUDO MUDA RAPIDAMENTE, SOMOS COMPOSTOS DE MUDANÇAS INEXORÁVEIS: A JUVENTUDE, A ALEGRIA, O PRAZER, A BELEZA, A CONSTÂNCIA, A POTÊNCIA, TUDO SE ESVAI COM O TEMPO... TUDO...   TUDO...

6. O EFÊMERO (O PASSAGEIRO, O TRANSITÓRIO) - TUDO NA VIDA PASSA MUITO RAPIDAMENTE, TUDO É MOMENTÂNEO...

AUTORES MAIS RELEVANTES DO BARROCO:

1. GREGÓRIO DE MATOS GUERRA (1633 A 1696)
POESIA CULTISTA:
A; LÍRICO-AMOROSA (EM QUE A MULHER É MOSTRADA DE MANEIRA AMBÍGUA, ORA COMO UM ANJO, COM TODA SUA GALHARDIA, ORA COMO UM DEMÔNIO, CUJA BELEZA O CONVIDA PARA O PECADO).

B. SATÍRICA (CRITICOU A TUDO E A TODOS, NINGUÉM ESCAPOU. DAÍ SER CHAMADO O "BOCA DO INFERNO". SATIRIZOU OS HOMENS PÚBLICOS DA ENTÃO CHAMADA CIDADE DA BAHIA, PADRES, MULHERES, NEGROS.

C.  SACRA OU RELIGIOSA (GÊNERO CULTIVADO NO FINAL DA VIDA, NA VELHICE, JÁ DOENTE, EM QUE SE VOLTA PARA A GRANDEZA E COMPAIXÃO DE DEUS PARA QUE SEUS PECADOS SEJAM PERDOADOS. SÃO BELOS OS SONETOS, ATÉ PARECEM ORAÇÕES OU CONFISSÕES, COM PARÁBOLAS E METÁFORAS FREQUENTES, ALÉM DE ALUSÕES À BÍBLIA E À SIMBOLOGIA DO ARREPENDIMENTO, COMO O FILHO PRÓDIGO.)

OBS.:   APESAR DE POUCO ESTUDADO NOS LIVROS DE ENSINO MÉDIO, ELE CULTIVOU TAMBÉM UM GÊNERO CHULO, PORNOGRÁFICO, AMBÍGUO, COM PALAVRÕES, QUE, GERALMENTE, ENCAIXA-SE NO GÊNERO SATÍRICO. LEREMOS, EM SALA, PELO MENOS DOIS TEXTOS DESSA CATEGORIA, ESCRITOS EM VERSOS REDONDILHOS MAIORES, OU SEJA, DE SETE SÍLABAS POÉTICAS.


2. PADRE ANTÔNIO VIEIRA (1608 A 1697)  "CULTIVOU O SERMÃO CONCEPTISTA: PROSA)
A. SERMÕES, CARTAS, PROFECIAS
B. PERSEGUIDO PELA INQUISIÇÃO PELA CRENÇA NO SEBASTIANISMO E PELA DEFESA DOS CRISTÃOS-NOVOS E ÍNDIOS: POLÍTICO ANTENADO COM OS PROBLEMAS DO BRASIL E DE PORTUGAL, CONSELHEIRO DE DOM JOÃO IV)

OS TRÊS SERMÕES MAIS IMPORTANTES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA:
1. SERMÃO DA SEXAGÉSIMA (FUNÇÃO METALINGUÍSTICA, FALA SOBRE A ARTE DE PREGAR, DEFENDE O CONCEPTISMO E CRITICA O CULTISMO)

2. SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO (TAMBÉM CONHECIDO COMO SERMÃO AOS PEIXES) - CONTRA A ESCRAVIZAÇÃO DOS ÍNDIOS.

3.  SERMÃO PELO BOM SUCESSO DAS ARMAS DE PORTUGAL CONTRA AS DE HOLANDA (SOBRE AS INVASÕES HOLANDESAS).


OUTROS AUTORES DO BARROCO:
1. BENTO TEIXEIRA (1561 A 1618) -AUTOR DA OBRA QUE MARCA O INÍCIO DO BARROCO NO BRASIL:  "PROSOPOPEIA", EM 1601.

2.  FREI MANUEL DE SANTA MARIA ITAPARICA (1704 A 1768)  : "DESCRIÇÃO DA ILHA DE ITAPARICA".

3.  MANOEL BOTELHO DE OLIVEIRA: "MÚSICA DE PARNASO"

OBSERVAÇÃO:
ROCOCÓ: FINAL DO BARROCO, OCORRE NAS ARTES PLÁSTICAS, EM MINAS GERAIS. O GRANDE DESTAQUE É ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA, O ALEIJADINHO, COM DESTAQUE PARA AS ESCULTURAS DE TEMÁTICA MEDIEVAL DOS APÓSTOLOS, DE ANJOS, DE SANTOS.






BARROCO (APOSTILA):

TEORIA : PÁGINA 72 A78
EXERCÍCIOS : PÁG. 79 A 83


PÁG. 74       SERMÃO DA SEXAGÉSIMA, DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA

1) VIEIRA DEFENDE A OPINIÃO DE QUE O PREGADOR NÃO DEVE USAR A PALAVRA PELA PALAVRA SÓ PARA SATISFAZER O GOSTO PELOS MALABARISMOS ESTÉTICOS.

2) O ESTILO GONGÓRICO COMO RESPONSÁVEL PELO AFASTAMENTO DOS FIÉIS.

3) ENFATIZA A NECESSIDADE DE CLAREZA.

PÁG. 75

4. O IMEDIATO ESTABELECIMENTO DE UM DIÁLOGO COM O PÚBLICO 
 5. A IMAGEM DO INFERNO. ISSO É INTENCIONAL, POIS VIEIRA ESTÁ PREGANDO NA IGREJA DO ROSÁRIO, QUE É SÓ DE NEGROS: ELE QUER CONVENCÊ-LOS A SE CONFORMAREM COM A ESCRAVIDÃO.

6. CONTRAPÕE AO PARAÍSO. NÃO É CONVINCENTE. NINGUÉM PODE SE CONVENCER DE QUE O SOFRIMENTO E A ESCRAVIDÃO SEJAM ACEITÁVEIS. 


PÁG. 75 (COMPREENSÃO DE TEXTO CRÍTICO)

1. O ESTTILO CULTO, POR CONSIDERÁ-LO OBSCURO E BOÇAL.

2. O ASSUNTO DEVE SER UM SÓ. OS ARGUMENTOS DEVEM NASCER DO SERMÃO E NÃO ENXERTADOS A ELE.


PÁG.76

1. VERSOS REDONDILHOS, QUE DIFEREM DOS COSTUMEIROS VERSOS DECASSÍLABOS.

2. ÊNFASE NAS PALAVRAS DESTACADAS

3.  FAZ UM JOGO DE PALAVRAS BEM DISTRIBUÍDAS AO LONGO DO TEXTO E RECOLHE-AS NO ÚLTIMO VERSO PARA DESTACÁ-LAS: APA   EPA   IPA   OPA   UPA



PÁG. 77

01. A) - BOA RAZÃO É ESTA.

B.  IMPERATIVO AFIRMATIVO


02.  A





GABARITO DOS EXERCÍCIOS, PÁGINA  74

01.  E

02.  D
(TRECHO DO SERMÃO DA SEXAGÉSIMA EM QUE SÃO FEITAS CRÍTICAS AO REBUSCAMENTO DO ESTILO CULTISTA, QUE COM SEUS EXAGEROS EXCLUI DA AUDIÊNCIA AS PESSOAS QUE FICAM FORA DA IGREJA, POR NÃO ENTENDEREM OS MALABARISMOS LINGUÍSTICOS)

03.  GREGÓRIO SATIRIZA OS DESMANDOS DOS PORTUGUESES, QUE LEVAM TUDO QUE É PRODUZIDO NO BRASIL. CRÍTICA FEITA AOS MAGANOS DE PORTUGAL, OU SEJA, OS FANFARRÕES E PÂNDEGOS, QUE APESAR DE INCOMPETENTES, DE NÃO SABEREM GOVERNAR SUA COZINHA, OU SEJA, PORTUGAL, QUE FICOU SOB DOMÍNIO ESPANHOL POR INCOMPETÊNCIA E MEGALOMANIA, QUERIAM ABARCAR O MUNDO INTEIRO. ABOMINA OS ALTOS IMPOSTOS E DEMONSTRA INDIGNAÇÃO COM A SUBMISSÃO DOS BRASILEIROS, QUE SÃO BESTAS.

04.  B

05.  E
(SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO OU SERMÃO AOS PEIXES)

06.  C

07.  D

08.  A

09.  E

10.  B

11.  B
(O BARROCO É A ESCOLA DO DESEQUILÍBRIO)

12.  C
(SERMÃO DO BOM LADRÃO. QUANDO SE FALA NO PADRE ANTÔNIO VIEIRA DEVE-SE ASSOCIÁ-LO AO CONCEPTISMO).

13.  C

14.  ESSE SONETO É RESULTADO DO PEDIDO DO CONDE DOM LUÍS DE MENEZES PARA QUE GREGÓRIO DE MATOS ESCREVESSE UM SONETO EM SEU LOUVOR. COMO  O POETA NÃO VIA NADA DIGNO DE HONRA NO CONDE, EXERCITA APENAS A METALINGUAGEM , ESCREVENDO SOBRE O PRÓPRIO SONETO. A OPOSIÇÃO BÁSICA QUE CONFERE AO TEXTO FEIÇÃO SATÍRICA É QUE GREGÓRIO, NO PRIMEIRO VERSO, DIZ QUE COMEÇA UM SONETO PARA GABAR(LOUVAR) O CONDE, MAS NOS DOIS ÚLTIMOS VERSOS, AGRADECE A DEUS POR TER SE LIVRADO DA TAREFA, SEM CUMPRI-LA, LIMITANDO-SE APENAS À ESCRITURA DO SONETO, SEM LOUVAÇÃO.

15.  O SONETO FALA SOBRE SI MESMO, SOBRE A FEITURA, OS PASSOS SEGUIDOS NA ELABORAÇÃO DO TEXTO,SALIENTANDO-SE A FUNÇÃO METALINGUÍSTICA DA LINGUAGEM.

16.
A. A MULHER É IDEALIZADA: APARECE COMO UM SER PARADOXAL, ORA COMO ANJO, ORA COMO DEMÔNIO. A BELEZA DA MULHER É UM CONVITE PARA O DELITO, PARA O PECADO.

B.  DEUS É UMA INSTÂNCIA SUPERIOR, QUE PUNE, CENSURA, MAS PERDOA. O PECADO AFASTA E , AO MESMO TEMPO, APROXIMA O HOMEM DE DEUS, POR MEIO  DO ARREPENDIMENTO.


17. A FORMOSURA FÍSICA DA MULHER ÂNGELA/ANGELUS/ANJO REPRESENTA O RISCO E O PECADO PARA O HOMEM, REPRESENTA A PERDIÇÃO NO SENTIDO PECAMINOSO.

18.
A. (V)
B. (V)
C. (F)
D. (F)

19. GREGÓRIO DE MATOS ESCREVEU O SONETO PARA SUA MULHER, MARIA DOS POVOS.

20.  B

21.  B

22.  D
(NA POÉTICA DE GREGÓRIO DE MATOS, NÃO HÁ DESTAQUE PARA FAUNA E PARA FLORA)

23.  E

24.  C
( O BARROCO REJEITA OS PRECEITOS RENASCENTISTAS DE HARMONIA E EQUILÍBRIO, PREFERINDO A DÚVIDA, A DESARMONIA, O GROTESCO, O DESEQUILÍBRIO.)

25. E

26. A



SÍNTESE:
OS DOIS GRANDES NOMES DO BARROCO SÃO:
A) NA POESIA E NO CULTISMO (GREGÓRIO DE MATOS GUERRA)
B) NA PROSA E NO CONCEPTISMO ( OS SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA)






Nenhum comentário:

Postar um comentário