domingo, 13 de maio de 2012

ANO DE 2017/ROMANTISMO : POESIA E PROSA (2017 /MASTER AVENIDA BEZERRA DE MENEZES: CPREP/ESPCEX/EsSA, 2016)

ROMANTISMO : POESIA E PROSA

TEORIA : PÁGINA  87 A 93 -  (POESIA ROMÂNTICA)
                  PÁGINA 94 A 97 (EXERCÍCIOS)
PROSA ROMÂNTICA : PÁGINA 97 A 121
                         


O ROMANTISMO TEM SUAS ORIGENS OFICIAIS NA EUROPA, EM 1774, QUANDO O ALEMÃO GOETHE PUBLICA A OBRA "OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER".

EM PORTUGAL, O MARCO INICIAL DO ROMANTISMO É A PUBLICAÇÃO, EM 1825, DO POEMA "CAMÕES", DE ALMEIDA GARRETT.

NO BRASIL, O INÍCIO DO ROMANTISMO DÁ-SE EM 1836, COM A PUBLICAÇÃO DE "SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES", DE GONÇALVES DE MAGALHÃES.



CONTEXTO HISTÓRICO DO ROMANTISMO:

PRIMEIRA ESCOLA DA ERA NACIONAL : INDEPENDÊNCIA DO BRASIL;
ASCENSÃO DA BURGUESIA, DEPOIS DA REVOLUÇÃO FRANCESA;
TRANSFORMAÇÕES DEPOIS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL;
VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA PARA O BRASIL, EM 1808;
FUNDAÇÃO DO BANCO DO BRASIL, DA BIBLIOTECA REAL, CRIAÇÃO DA PRIMEIRA TIPOGRAFIA NO  BRASIL.



CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO:

SUBJETIVIDADE (EMOÇÃO, EU, INTERIORIDADE);
NACIONALISMO UFÂNICO (ÍNDIO E NATUREZA BASTANTE IDEALIZADOS);
IDEALIZAÇÃO DA MULHER, DO ÍNDIO E DA NATUREZA PÁTRIA;
ANTIRRACIONALISMO CLÁSSICO (O ROMANCE SUBSTITUI AS GRANDES EPOPEIAS;
PRIMEIRA ESCOLA A PREGAR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO (VERSOS BRANCOS, LIVRES, ABANDONO DA UNIDADE DO TEATRO, SIMPLICIDADE NA EXPRESSÃO);
RELIGIOSIDADE:
VALORES BURGUESES: CASAMENTO, FAMÍLIA, IGREJA, AMOR, PATRIARCALISMO, PUDOR, DINHEIRO, ASCENSÃO SOCIAL, PRESTÍGIO, MORAL;
EVASÃO(FUGA DA REALIDADE) NO TEMPO, NO ESPAÇO E NA MORTE:
RETORNO AO PASSADO HISTÓRICO : MEDIEVALISMO/INDIANISMO;
HERÓI NACIONAL BRASILEIRO : O ÍNDIO (IRACEMA, POTI, PERI)
SENSO DE MISTÉRIO : MACABRO, INSÓLITO, FANTÁSTICO (GÓTICO).


GERAÇÕES ROMÂNTICAS NA POESIA:
1) PRIMEIRA GERAÇÃO : NACIONALISTA/INDIANISTA
GONÇALVES DE MAGALHÃES (SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES):
GONÇALVES DIAS ( OS TIMBIRAS, PRIMEIROS CANTOS, SEGUNDOS CANTOS, SEXTILHAS DE FREI ANTÃO) - O CONSOLIDADOR DE NOSSA POESIA ROMÂNTICA:
MANUEL DE ARAÚJO PORTO-ALEGRE;

2) SEGUNDA GERAÇÃO : ULTRARROMÂNTICA, BYRONIANA, MAL DO SÉCULO
ÁLVARES DE AZEVEDO : LIRA DOS VINTE ANOS (POESIA)
DUAS  OBRAS GÓTICAS :  O DRAMA "MACÁRIO" E O LIVRO DE CONTOS "NOITE NA TAVERNA".  (MELHOR REPRESENTANTE DA SEGUNDA GERAÇÃO, POETA DA DÚVIDA , DO AMOR E DA MORTE, MULHER BASTANTE IDEALIZADA E INACESSÍVEL:

CASIMIRO DE ABREU : "PRIMAVERAS"
(POETA DA SAUDADE E DOS VERSOS MAIS SIMPLES E POPULARES DO ROMANTISMO)

FAGUNDES VARELA  : "CÂNTICO DO CALVÁRIO" (ELEGIA ESCRITA PARA SEU FILHO EMILIANO, QUE MORRE PREMATURAMENTE) - DEPOIS , PARTE PARA ABORDAR TEMAS SOCIAIS, POR ISSO CONSIDERADO POETA DE TRANSIÇÃO DA SEGUNDA PARA A TERCEIRA GERAÇÃO ROMÂNTICA.

JUNQUEIRA FREIRE : "INSPIRAÇÕES DO CLAUSTRO"



3) TERCEIRA GERAÇÃO : CONDOREIRA, SOCIAL OU HUGOANA
CASTRO ALVES "O POETA DOS ESCRAVOS". ESCREVEU: "ESPUMAS FLUTUANTES", "A CACHOEIRA DE PAULO AFONSO", "OS ESCRAVOS", "NAVIO NEGREIRO":

SOUSÂNDRADE : "GUESA"

TOBIAS BARRETO : "DIAS E NOITES"




PROSA ROMÂNTICA:

O PRIMEIRO ROMANCE DA LITERATURA BRASILEIRA SURGIU NO ROMANTISMO: "A MORENINHA", DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO, EM 1844. (ACEITO PELA CRÍTICA POR ATENDER AO GOSTO BURGUÊS).

UM ANO ANTES, 1843, TEIXEIRA E SOUSA, PUBLICOU "O FILHO DO PESCADOR", MAS FOI LOGO REJEITADO PELA CRÍTICA BURGUESA, DEVIDO À TRAMA CONFUSA E NÃO APRESENTAR OS INGREDIENTES DA SOCIEDADE BURGUESA.

O ROMANCE ROMÂNTICO É LINEAR, SEM GRANDES EXPECTATIVAS, LEITURA FÁCIL E AGRADÁVEL, TUDO ACONTECE EM NOME DO AMOR, VALORES BURGUESES.

ESTRUTURA:
1. SITUAÇÃO INICIAL (EQUILÍBRIO, HARMONIA)     PROTAGONISTAS
2. CONFLITO, DESEQUILÍBRIO, DESARMONIA     (ANTAGONISTA)
3. O BEM E O AMOR VENCEM O MAL, VOLTA À SITUAÇÃO INICIAL, AO EQUILÍBRIO E À HARMONIA.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO ROMANCE ROMÂNTICO BRASILEIRO:

1. BERNARDO GUIMARÃES:
"O SEMINARISTA" (AMOR IMPOSSÍVEL ENTRE EUGÊNIO E MARGARIDA)
"A ESCRAVA ISAURA" (ISAURA, ÁLVARO, LEÔNCIO, MALVINA, HENRIQUE)
"O GARIMPEIRO"

2. VISCONDE DE TAUNAY:
"INOCÊNCIA" ( O AMOR IMPOSSÍVEL ENTRE A PROTAGONISTA, QUE MORRE DE AMOR, E O CURANDEIRO CIRINO, MORTO POR MANECÃO)
"RETIRADA DE LAGUNA" (SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI)

3. JOAQUIM MANUEL DE MACEDO;
"O MOÇO LOIRO"
"A LUNETA MÁGICA"
"A MORENINHA" (CAROLINA, AUGUSTO, FILIPI, LEOPOLDO, FABRÍCIO)

4. FRANKLIN TÁVORA (LITERATURA DO NORTE):
"O CABELEIRA"

5. JOSÉ DE ALENCAR (ALICERÇA AS BASES DO ROMANCE BRASILEIRO):

ROMANCES INDIANISTAS OU HISTÓRICOS : O GUARANI, IRACEMA, UBIRAJARA
ROMANCES HISTÓRICOS : ALFARRÁBIOS, A GUERRA DOS MASCATES, AS MINAS DE PRATA
ROMANCES RURAIS OU REGIONALISTAS: TIL, O TRONCO DO IPÊ, O GAÚCHO, O SERTANEJO
ROMANCES DE COSTUMES OU URBANOS:
CINCO MINUTOS, A VIUVINHA, A PATA DA GAZELA
OS TRÊS PERFIS DE MULHER: SENHORA, LUCÍOLA, DIVA
SENHORA (CASAMENTO POR INTERESSE: FERNANDO SEIXAS, AURÉLIA CAMARGO, SENHOR LEMOS, ADELAIDE)
LUCÍOLA : (A PROSTITUTA LÚCIA ENCONTRA O GRANDE AMOR DA VIDA, O JOVEM PAULO, QUE NÃO ACREDITA NA REGENERAÇÃO DA CORTESÃ, ALÉM DOS RECEIOS DA SOCIEDADE DA ÉPOCA: ANA, COUTO)
DIVA (DOUTOR AMARAL TRATA DE UMA GAROTA FEIA, CHAMADA EMÍLIA, QUE DE REPENTE, AO CRESCER TRANSFORMA-SE NUMA DIVA. DEPOIS DE INTRIGAS, DISCÓRDIAS E MUITA REPULSA, CONFESSAM-SE APAIXONADOS E O FINAL FELIZ)


6. PRIMEIRA FASE DE MACHADO DE ASSIS (ROMÂNTICA OU DE AMADURECIMENTO):

RESSURREIÇÃO (1872)
A MÃO E A LUVA (1874)
HELENA (1876)   O AMOR APARENTEMENTE IMPOSSÍVEL ENTRE HELENA E O SEU IRMÃO ESTÁCIO, NA CASA DO CONSELHEIRO VALE, DIANTE DO OLHAR DE DONA ÚRSULA.
IAIÁ GARCIA (1878)

7.MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA" (CRÔNICA DE  COSTUMES DA ÉPOCA DO REI)
"MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS" ( LEONARDO PATACA E MARIA DA HORTALIÇA VÊM DE PORTUGAL PARA O BRASIL, EM UM NAVIO. SETE MESES DEPOIS DE UMA PISADELA E UM BELISCÃO NASCE LEONARDINHO, O HERÓI, OU ANTI-HERÓI,



SEM NENHUM CARÁTER. CONSTANTEMENTE, PERSEGUIDO PELO MAJOR VIDIGAL, QUE REPRESENTA A LEI E A ORDEM, ENQUANTO O HERÓI SÓ SE METE EM CONFUSÃO E COISAS ERRADAS. EM VEZ DO NOME DAS PERSONAGENS, O AUTOR PREFERE O COLETIVO: O COMPADRE, A COMADRE, O BARBEIRO. MARIA REGALADA FORÇA O MAJOR A PROMOVER LEONARDINHO A SARGENTO DE MILÍCIAS. O FINAL É FELIZ, O CASAMENTO DE LEONARDINHO COM A VIÚVA QUE FORA SUA NAMORADA, LUISINHA.

O ROMANCE RETRATA A ÉPOCA DO REI, SEM IDEALIZAÇÕES, MOSTRANDO AS CAMADAS POPULARES DO RIO DE JANEIRO DA ÉPOCA, LINGUAGEM SOLTA, LIVRE, FESTAS POPULARES, PROCISSÕES. É CONSIDERADA UMA OBRA PRÉ-ROMÂNTICA, POIS MOSTRA COM IRONIA NÃO OS SALÕES ARISTOCRÁTICOS E SIM AS CAMADAS POPULARES, E UM ANTI-HERÓI, NADA BELO, MAL VESTIDO, DESORDEIRO, MAU CARÁTER.






TEATRO (FOI CONSOLIDADO POR MARTINS PENA, NO ROMANTISMO):
"O JUIZ DE PAZ NA ROÇA"
"QUEM CASA QUER CASA"
"O JUDAS NO SÁBADO DE ALELUIA"
"OS DOUS OU O INGLÊS E O MAQUINISTA"




RESUMOS DE OBRAS DO ROMANTISMO, PÁG. 105 A 117
                                                                           
GABARITO DAS QUESTÕES DA APOSTILA,

É IMPORTANTE LER OS RESUMOS DAS OBRAS, UMA VEZ QUE NOS ÚLTIMOS CONCURSOS FORAM COBRADOS ALGUNS ENREDOS DE OBRAS SIGNIFICATIVAS;


1. JOAQUIM MANUEL DE MACEDO
"A MORENINHA"

2.JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR
"IRACEMA"

3.JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR
"LUCÍOLA"

4.JOSÉ DE ALENCAR,
"DIVA"

5.  BERNARDO GUIMARÃES,
  "A ESCRAVA ISAURA"

6.  JOSÉ DE ALENCAR
"SENHORA",

7. JOSÉ DE ALENCAR
"O GUARANI",

8. MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA
"MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS",

9. FRANKIN TÁVORA  (FUNDADOR DA LITERATURA DO NORTE)
"O CABELEIRA"

10. VISCONDE DE TAUNAY,
"INOCÊNCIA"

11. BERNARDO GUIMARÃES
"O SEMINARISTA"

RESUMO DE OUTROS ROMANCES,

1_ O GUARANI, DE JOSÉ DE ALENCAR
2. UBIRAJARA, DE JOSÉ DE ALENCAR
3. O SEMINARISTA, DE BERNARDO GUIMARÃES
4. INOCÊNCIA, DE VISCONDE DE TAUNAY
5. A MÃO E A LUVA , DE MACHADO DE ASSIS
6. HELENA, DE MACHADO DE ASSIS
IAIÁ GARCIA, DE MACHADO DE ASSIS


EXERCÍCIOS, PÁGINA 94 - EsPCEx (POESIA ROMÂNTICA)
                       


01.  A

02.  D

03.  D

04.  B

05.D

06.  A

07.  A

08.  I        V
      II         V
      III        V

09.  C

10.  E

11.  B

12.  A

13.  B

14.  B

15.  D

16.  B

17.  B

18.  E

19.  A

20.  E

21.  D

22.  D

23.  D


EXERCÍCIOS - PROSA ROMÂNTICA, PÁG. 117 - EsPCEx
                                                                 
 
                                                             
01.  D

02.  C

03.  E

04.  O SURGIMENTO INESPERADO DE AURÉLIA CAMARGO NA SOCIEDADE CARIOCA DA ÉPOCA, DEPOIS QUE SE TORNARA MILIONÁRIA;
05.
A. SOCIEDADE CARIOCA DO II IMPÉRIO (BURGUESIA)
B.  O CASAMENTO POR INTERESSE, O CAÇA-DOTES,A POSIÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE DA ÉPOCA.

06. SIM, PORQUE AURÉLIA É IDEALIZADA: ÍDOLO, RAINHA, DEUSA;

07.
A; MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
B. ÉPOCA DO REI (PERÍODO EM QUE A FAMÍLIA REAL FICOU NO BRASIL, A PARTIR DE 1808.
C. FESTAS POPULARES DO RIO DE JANEIRO, ANTI-HERÓI, COSTUMES POPULARES, PERSONAGENS DAS CAMADAS MARGINALIZADAS, LINGUAGEM COLOQUIAL E SIMPLES.

08.
A; INDIANISTA OU HISTÓRICO
B.  UNIÃO DO ÍNDIO(IRACEMA) COM O BRANCO EUROPEU, O COLONIZADOR MARTIM, QUE DÁ ORIGEM A MOACIR, FILHO DA DOR, PRIMEIRO CEARENSE.

09.
A. MARTINS PENA
B. O JUIZ DE PAZ NA ROÇA
QUEM CASA QUER CASA
O NOVIÇO
JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA

10.  B

11.  D

12.  C

13.  C

14.  I  :  URBANOS OU DE COSTUMES
II :  INDIANISTAS OU HISTÓRICOS
III :  HISTÓRICOS
IV :  REGIONALISTAS OU RURAIS

15  C

16.  C

17.  B

18.  A

19.  D

20.  B

21.  C

22.  C

23.  C

24.  E





CONCLUSÃO: O ROMANTISMO FOI UMA ESCOLA DA BURGUESIA, PELA BURGUESIA E PARA A BURGUESIA, ESCOLA DE ROMANCE DE INTRIGAS, COM HISTÓRIAS FÁCEIS, BANAIS, FINAL FELIZ OU MORTE EM NOME DO AMOR. SÓ SE AMAVA UMA ÚNICA VEZ.

Um comentário: