sexta-feira, 25 de maio de 2012

ANO DE 2017 /REALISMO/NATURALISMO, PÁG. 121 A 146

REALISMO/NATURALISMO (1881)

O ÚNICO AUTOR GENUINAMENTE REALISTA (ANÁLISE PSICOLÓGICA) É MACHADO DE ASSIS. APROXIMA-SE TAMBÉM RAUL POMPEIA.

RAUL POMPEIA É REALISTA, NATURALISTA E IMPRESSIONISTA EM "O ATENEU".


CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS, PÁGINA 126:

01.  A PROSTITUTA MARCELA FOI A PRIMEIRA MULHER POR QUEM BRÁS CUBAS SE APAIXONOU, QUANDO ELE TINHA APENAS 17 ANOS. MARCELA, COM MUITA PERSPICÁCIA O EXPLORA E QUASE ACABA COM SEUS BENS. QUANDO ELA PERCEBE QUE O GAROTO NÃO TINHA MAIS DINHEIRO PARA GASTAR COM ELA, ABANDONA-O.

02.  "MARCELA AMOU-ME DURANTE QUINZE MESES E ONZE CONTOS DE RÉIS" (A IRONIA SE ENCONTRA NO FATO DE QUE , NA VERDADE, MARCELA NÃO AMOU BRÁS CUBAS, SÓ QUERIA O DINHEIRO DELE. NO MOMENTO EM  QUE ELE FICA SEM DINHEIRO, ELA O DESPREZA.

03.  O NORMAL É QUE UMA DEDICATÓRIA SEJA FEITA A UM ENTE QUERIDO, E NÃO A UM VERME, CHAMANDO A ATENÇÃO PARA O NOSSO NADA, NOSSA FINITUDE, DE MANEIRA SARCÁSTICA E IRÔNICA.


CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS (PÁGINA 127 A131)

01. DEVIDO À SITUAÇÃO DE MISÉRIA EM QUE VIVIAM OS RETIRANTES POR CAUSA DA SECA DE 1877 QUE ASSOLAVA O CEARÁ, LUZIA, PARA SOBREVIVER E PARA SUSTENTAR A MÃE, VESTE-SE COMO HOMEM PARA GARANTIR A VAGA NA CONSTRUÇÃO DA CADEIA DE SOBRAL, DOTADA DE GRANDE FORÇA FÍSICA, CARREGA PEDRAS PESADAS, USA ENXADA.

02.  B

03.  C

04.  A

05.  C, D,

06.  C

07.  D

08.  C

09.  E

10.   A

11.   B, C

12.  A, D,  E, F

13.  D

14.  C

15.   D

16.  E

17.  A

18.  A

19.   C

20.   B

21.  O JOGO DE INTERESSES QUE PREDOMINA NO SER HUMANO. A PROSTITUTA MARCELA, NA VERDADE NÃO AMAVA BRÁS CUBAS, UMA VEZ QUE QUANDO ACABOU O DINHEIRO, ELA O ABANDONOU, OU SEJA, APENAS GOSTAVA DO LUXO PROPORCIONADO PELO DINHEIRO DO  JOVEM.

22.  A) QUINCAS BORBA

        B)  QUINCAS BORBA, AO ABRAÇAR O AMIGO BRÁS CUBAS, ROUBA-LHE DO BOLSO UM RELÓGIO DE ESTIMAÇÃO. OUTRORA, BRILHANTE ALUNO, FUTURO PROMISSOR, E ENTÃO LADRÃO PELA SOBREVIVÊNCIA E PELA CONDIÇÃO DE MISÉRIA EM QUE VIVIA.


PÁG. 126

01.  PORQUE O CONSIDERA HUMILDE, AMIGO, BOM E TRABALHADOR, ALÉM DO MAIS RUBIÃO TOMOU CONTA DELE QUANDO ELE ADOECEU. IMPÔS DUAS CONDIÇÕES PARA DEIXAR O TESTAMENTO: CUIDAR DO CACHORRO QUE TINHA O MESMO NOME DELE, QUINCAS BORBA, E ESPALHAR A DOUTRINA DO HUMANITISMO.

02.  VENCEDOR SERIA AQUELE QUE A QUALQUER CUSTO, MESMO PISANDO A TUDO E A TODOS, CONSEGUE ATINGIR SEUS OBJETIVOS MATERIAIS.
        BATATAS SERIAM AS GLÓRIAS, A  FAMA, AS CONQUISTAS MATERIAIS, AS RIQUEZAS.
         (NA VERDADE, ELE QUER DIZER QUE VOCÊ LUTA PARA CONQUISTAR ALGO, QUE É INSIGNIFICANTE, SEM VALOR PERENE. PENSAMENTO EXISTENCIALISTA E NEGATIVISTA. A VIDA NÃO VALE NADA. A GLÓRIA É PASSAGEIRA. TUDO ACABA.)

03.  ELA DISSIMULA O TEMPO TODO, POIS PARA ATRAIR O INGÊNUO RUBIÃO, COM A CUMPLICIDADE  DO PRÓPRIO MARIDO, ELA SE INSINUA, APROXIMA-SE E FOGE DE IMEDIATO, FINGE, INTERPRETA MUITO BEM PAPÉIS, DE TAL MANEIRA QUE ELE CAI FACILMENTE NA ARMADILHA E PERDE TUDO, SEM QUE SE CONSUMA UMA  ÚNICA
RELAÇÃO SEXUAL ENTRE ELES, SEMPRE ADIADA E NUNCA CONCRETIZADA.


04.  SIM, PORQUE ELA ACEITAVA OS GALANTEIOS DE RUBIÃO E SE PREPARAVA TOTALMENTE PARA RECEBÊ-LO EM CASA COMO A UM AMANTE. NÃO VÃO PARA A CAMA, PORQUE ELA SABE JOGAR E FICA ADIANDO O QUE NÃO OCORRE. TUDO MUITO BEM PLANEJADO.



EXERCÍCIOS, PÁGINA 127

01.  O MEIO, OU SEJA, AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, A SECA DE 1877, A FOME, A MISÉRIA NO NORDESTE E A NECESSIDADE QUE PASSAVA OBRIGAVAM LUZIA A SE VESTIR COMO HOMEM PARA CONSEGUIR UM TRABALHO BRAÇAL, ÁRDUO, NA CONSTRUÇÃO DE UMA CADEIA PÚBLICA EM SOBRAL, NA LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA DELA E DE SUA MÃE. MORRE A FACADA, NAS MÃOS DO INESCRUPULOSO SOLDADO CRAPIÚNA,  DEFENDENDO A INTEGRIDADE E A HONRA DA MULHER NORDESTINA FIEL AOS COSTUMES DA TERRA.

02.  B (POR ISSO QUE É CONSIDERADA UMA OBRA IMPRESSIONISTA.)

03.  C  (OS PERSONAGENS NÃO TÊM ESCRUPULOS, SÃO INTERESSEIROS E EGOÍSTAS, HAJA VISTA OS PLANOS MAQUIAVÉLICOS DO CASAL CRISTIANO PALHA E SOFIA.)

04.  A  (O ATENEU´APRESENTA UM SISTEMA EDUCACIONAL FALIDO, RETRÓGRADO, COM UM DIRETOR, ARISTARCO, PENSANDO APENAS NO DINHEIRO. O COLÉGIO BELÍSSIMO NA FACHADA, MAS PODRE POR DENTRO.)

05.  B, D
ROMANCES ROMÂNTICOS: RESSURREIÇÃO, AMÃO E A LUVA, HELENA , IAIÁ GARCIA
ROMANCES DA FASE PROBLEMATIZADORA, EXISTENCIALISTA, NEGATIVISTA, REALISTA: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, DOM CASMURRO, QUINCAS BORBA (A TRILOGIA MAIS IMPORTANTE) E MAIS DOIS: MEMORIAL DE AIRES E ESAÚ E JACÓ.

06.  C

07.  D

08.  C

09.  E

10.  RESPOSTA :  LETRA  "A"
B.  VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS, AUTOR DA SEGUNDA FASE DO MODERNISMO (REGIONALISMO NORDESTINO).
C. VIDAS SECAS
D.  INOCÊNCIA, DE VISCONDE DE TAUNAY, OBRA DO ROMANTISMO REGIONALISTA
E.  OS SERTÕES, DE EUCLIDES DA CUNHA, AUTOR QUE INTRODUZ O PRÉ-MODERNISMO, EM 1902.




11. RESPOSTA:  LETRAS "B"  E     "C"
A. TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, DE LIMA BARRETO, AUTOR DO PRÉ-MODERNISMO.
D. SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS, PERSONAGENS: PAULO HONÓRIO E A PROFESSORA MADALENA. (SEGUNDA FASE DO MODERNISMO NA PROSA REGIONALISTA.)

12.  A, D, E, F

13.  D

14.  C  (AMÂNCIO  ASSASSINADO POR COQUEIRO, IRMÃO DE AMÉLIA)

15.  D

16.  E  (160 CAPÍTULOS CURTOS)

17.  A  (O VENDEIRO JOÃO ROMÃO EXPLORA A TUDO E A TODOS PARA CRESCER.)

18.  A  (VIRGÍLIA FOI NOIVA DE BRÁS CUBAS, MAS SÓ VAI SE ENTREGAR PARA ELE, DEPOIS DE CASADA COM LOBO NEVES.)

19.  C

20.  B

21.  CORRIGINDO O INÍCIO DO TEXTO:
...MARCELA AMOU-ME DURANTE QUINZE MESES E ONZE CONTOS DE RÉIS(.,..)
A IRONIA CONSISTE NO FATO DE QUE QUEM AMA, NÃO ABANDONA. NA VERDADE, A FAMOSA PROSTITUTA MARCELA NÃO AMAVA BRÁS CUBAS, QUERIA APENAS SE APROVEITAR DA FORTUNA DELE, QUANDO O DINHEIRO ACABA, ELA O ABANDONA.

22..  A)  QUINCAS BORBA
       B)  QUINCAS BORBA FURTA UM RELÓGIO DE BRÁS CUBAS.



EXERCÍCIOS BÁSICOS, PÁG. 140

01.  C

02.  E

03.  A

04.  D

05.  C

06.  C

07.  D

08.  A

09.  A



EXERCÍCIOS, PÁGINA 143

01.
A. REALISMO(1881) "MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS", DE MACHADO DE ASSIS
     NATURALISMO(1881) "O MULATO", DE ALUÍSIO AZEVEDO

B. O REALISMO ROMPE COM O IDEALISMO ROMÂNTICO.


02.   A) "QUINCAS BORBA", DE MACHADO DE ASSIS
B)  HERANÇA RECEBIDA DE SEU AMIGO QUINCAS BORBA, O FILÓSOFO DO HUMANITISMO.
C)  PARA DAR UMA IDEIA DA ALTERAÇÃO QUE SE PROCESSA NO EX-PROFESSOR RUBIÃO, O AUTOR UTILIZA-SE DE UMA GRADAÇÃO CRESCENTE DE PROPRIEDADE E MEGALOMANIA: JARDIM, ENSEADA, MORROS, CÉU, TUDO  (TERMINA COM UM APOSTO RESUMIDOR, QUE DÁ UMA IDEIA DE TOTALIDADE)


03.
A) O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO
B) JOÃO ROMÃO, PARA ENRIQUECER, EXPLORA EXAUSTIVAMENTE A ESCRAVA BERTOLEZA E TODOS OS MORADORES DO CORTIÇO, PRATICANDO OS ATOS MAIS ABJETOS E REPUGNANTES NA ÂNSIA DE FICAR RICO, ATROPELANDO A TUDO E A TODOS, SEM REMORSO.
JÁ O PORTUGUÊS MIRANDA FICA RICO CASANDO-SE COM A FORTUNA DE ESTELA, MESMO ODIANDO-A.


04. ANIMALIZAÇÃO DO HOMEM, O ASPECTO INSTINTIVO, OS PRAZERES CARNAIS.


05.  A

06.  D

07.  04, 16     (20 PONTOS)

08.  C

09.  A

10.  B

11.  C (SÉRGIO É O PROTAGONISTA, NARRADOR-PERSONAGEM, COM FOCO NARRATIVO EM PRIMEIRA PESSOA)

12.  A (POR ISSO QUE O ATENEU É UMA OBRA IMPRESSIONISTA)

13.  ACRESCENTAR A LETRA E)
E) NDA
RESPOSTA: LETRA "E"

14.  B

15.  B

16.  C  (AMÂNCIO CAI NA CILADA DE COQUEIRO, DESVIRGINANDO SUA IRMÃ, AMÉLIA, MAS POR NÃO QUERER CASAR-SE, É ASSASSINADO.)

17.  D  (O ATENEU, POR ESSAS CARACTERÍSTICAS, É A NOSSA GRANDE OBRA IMPRESSIONISTA.)

18.  A (ALTER-EGO PORQUE A PERSONAGEM TEM MUITOS ASPECTOS COMUNS COM O AUTOR, COMO SE FOSSE UMA PROJEÇÃO SUA, COM 11 ANOS DE IDADE, AMBOS ENTRAM NUM COLÉGIO INTERNO, COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS: O COLÉGIO ABÍLIO E O ATENEU.)

19.  D

20.  C   ( A DISSIMULAÇÃO DA MULHER, SEMPRE PÉRFIDA NA SEGUNDA FASE DE MACHADO DE ASSIS, FICA EVIDENTE NA CARACTERIZAÇÃO DE CAPITU "OLHOS DE CIGANA OBLÍQUA E DISSIMULADA", "OLHOS DE RESSACA", ETC.


21.  C

22.  A  (MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, 1881)



AUTORES REALISTAS:

1)  MACHADO DE ASSIS , NA SEGUNDA FASE, PRINCIPALMENTE COM A SUA TRILOGIA: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, QUINCAS BORBA, DOM CASMURRO.
O REALISMO DE MACHADO DE ASSIS CONSISTE NA ANÁLISE DO COMP0RTAMENTO DAS PERSONAGENS NO SEIO FAMILIAR E SOCIAL. A MULHER APARECE COMPLETAMENTE DIFERENTE DA MULHER IDEALISTA ROMÂNTICA, SENDO DISSIMULADA, ARDILOSA, INTERESSEIRA , ADÚLTERA, DEVASSA. CRÍTICAS VEEMENTES À IGREJA E AO CASAMENTO.
MACHADO NÃO SE PREOCUPOU EM ANALISAR AS DESIGUALDADES SOCIAIS NEM  FOI ADEPTO DAS TEORIAS CIENTÍFICO-FILOSÓFICAS:  DETERMINISMO CIENTÍFICO(TAINE), SOCIALISMO(KARL MARX E ENGELS), EVOLUCIONISMO(CHARLES DARWIN), POSITIVISMO(AUGUSTE COMTE).
O REALISMO DE MACHADO DE ASSIS É PSICOLÓGICO, EXISTENCIALISTA, PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES HUMANAS.

2) RAUL POMPEIA, EM O ATENEU TAMBÉM FAZ UM ESTUDO PSICOLÓGICO DO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS NO COLÉGIO INTERNO.



AUTORES REALISTAS/NATURALISTAS:
1. ALUÍSIO AZEVEDO: O MULATO, O CORTIÇO, CASA DE PENSÃO
2. ADOLFO CAMINHA : A N ORMALISTA, BOM-CRIOULO
3. JÚLIO RIBEIRO : A CARNE
4, INGLÊS DE SOUSA : O MISSIONÁRIO

AUTORES REALISTAS/NATURALISTAS/REGIONALISTAS:
1. DOMINGOS OLÍMPIO :  LUZIA-HOMEM
2.  OLIVEIRA PAIVA :  DONA GUIDINHA DO POÇO
3.  ANTÔNIO SALES : AVES DE ARRIBAÇÃO



FACA NA CAVEIRA, FORÇA, CORAGEM PARA A VITÓRIA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário