sexta-feira, 25 de maio de 2012

ANO DE 2017 /REALISMO/NATURALISMO, PÁG. 121 A 146

REALISMO/NATURALISMO (1881)

O ÚNICO AUTOR GENUINAMENTE REALISTA (ANÁLISE PSICOLÓGICA) É MACHADO DE ASSIS. APROXIMA-SE TAMBÉM RAUL POMPEIA.

RAUL POMPEIA É REALISTA, NATURALISTA E IMPRESSIONISTA EM "O ATENEU".


CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS, PÁGINA 126:

01.  A PROSTITUTA MARCELA FOI A PRIMEIRA MULHER POR QUEM BRÁS CUBAS SE APAIXONOU, QUANDO ELE TINHA APENAS 17 ANOS. MARCELA, COM MUITA PERSPICÁCIA O EXPLORA E QUASE ACABA COM SEUS BENS. QUANDO ELA PERCEBE QUE O GAROTO NÃO TINHA MAIS DINHEIRO PARA GASTAR COM ELA, ABANDONA-O.

02.  "MARCELA AMOU-ME DURANTE QUINZE MESES E ONZE CONTOS DE RÉIS" (A IRONIA SE ENCONTRA NO FATO DE QUE , NA VERDADE, MARCELA NÃO AMOU BRÁS CUBAS, SÓ QUERIA O DINHEIRO DELE. NO MOMENTO EM  QUE ELE FICA SEM DINHEIRO, ELA O DESPREZA.

03.  O NORMAL É QUE UMA DEDICATÓRIA SEJA FEITA A UM ENTE QUERIDO, E NÃO A UM VERME, CHAMANDO A ATENÇÃO PARA O NOSSO NADA, NOSSA FINITUDE, DE MANEIRA SARCÁSTICA E IRÔNICA.


CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS (PÁGINA 127 A131)

01. DEVIDO À SITUAÇÃO DE MISÉRIA EM QUE VIVIAM OS RETIRANTES POR CAUSA DA SECA DE 1877 QUE ASSOLAVA O CEARÁ, LUZIA, PARA SOBREVIVER E PARA SUSTENTAR A MÃE, VESTE-SE COMO HOMEM PARA GARANTIR A VAGA NA CONSTRUÇÃO DA CADEIA DE SOBRAL, DOTADA DE GRANDE FORÇA FÍSICA, CARREGA PEDRAS PESADAS, USA ENXADA.

02.  B

03.  C

04.  A

05.  C, D,

06.  C

07.  D

08.  C

09.  E

10.   A

11.   B, C

12.  A, D,  E, F

13.  D

14.  C

15.   D

16.  E

17.  A

18.  A

19.   C

20.   B

21.  O JOGO DE INTERESSES QUE PREDOMINA NO SER HUMANO. A PROSTITUTA MARCELA, NA VERDADE NÃO AMAVA BRÁS CUBAS, UMA VEZ QUE QUANDO ACABOU O DINHEIRO, ELA O ABANDONOU, OU SEJA, APENAS GOSTAVA DO LUXO PROPORCIONADO PELO DINHEIRO DO  JOVEM.

22.  A) QUINCAS BORBA

        B)  QUINCAS BORBA, AO ABRAÇAR O AMIGO BRÁS CUBAS, ROUBA-LHE DO BOLSO UM RELÓGIO DE ESTIMAÇÃO. OUTRORA, BRILHANTE ALUNO, FUTURO PROMISSOR, E ENTÃO LADRÃO PELA SOBREVIVÊNCIA E PELA CONDIÇÃO DE MISÉRIA EM QUE VIVIA.


PÁG. 126

01.  PORQUE O CONSIDERA HUMILDE, AMIGO, BOM E TRABALHADOR, ALÉM DO MAIS RUBIÃO TOMOU CONTA DELE QUANDO ELE ADOECEU. IMPÔS DUAS CONDIÇÕES PARA DEIXAR O TESTAMENTO: CUIDAR DO CACHORRO QUE TINHA O MESMO NOME DELE, QUINCAS BORBA, E ESPALHAR A DOUTRINA DO HUMANITISMO.

02.  VENCEDOR SERIA AQUELE QUE A QUALQUER CUSTO, MESMO PISANDO A TUDO E A TODOS, CONSEGUE ATINGIR SEUS OBJETIVOS MATERIAIS.
        BATATAS SERIAM AS GLÓRIAS, A  FAMA, AS CONQUISTAS MATERIAIS, AS RIQUEZAS.
         (NA VERDADE, ELE QUER DIZER QUE VOCÊ LUTA PARA CONQUISTAR ALGO, QUE É INSIGNIFICANTE, SEM VALOR PERENE. PENSAMENTO EXISTENCIALISTA E NEGATIVISTA. A VIDA NÃO VALE NADA. A GLÓRIA É PASSAGEIRA. TUDO ACABA.)

03.  ELA DISSIMULA O TEMPO TODO, POIS PARA ATRAIR O INGÊNUO RUBIÃO, COM A CUMPLICIDADE  DO PRÓPRIO MARIDO, ELA SE INSINUA, APROXIMA-SE E FOGE DE IMEDIATO, FINGE, INTERPRETA MUITO BEM PAPÉIS, DE TAL MANEIRA QUE ELE CAI FACILMENTE NA ARMADILHA E PERDE TUDO, SEM QUE SE CONSUMA UMA  ÚNICA
RELAÇÃO SEXUAL ENTRE ELES, SEMPRE ADIADA E NUNCA CONCRETIZADA.


04.  SIM, PORQUE ELA ACEITAVA OS GALANTEIOS DE RUBIÃO E SE PREPARAVA TOTALMENTE PARA RECEBÊ-LO EM CASA COMO A UM AMANTE. NÃO VÃO PARA A CAMA, PORQUE ELA SABE JOGAR E FICA ADIANDO O QUE NÃO OCORRE. TUDO MUITO BEM PLANEJADO.



EXERCÍCIOS, PÁGINA 127

01.  O MEIO, OU SEJA, AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, A SECA DE 1877, A FOME, A MISÉRIA NO NORDESTE E A NECESSIDADE QUE PASSAVA OBRIGAVAM LUZIA A SE VESTIR COMO HOMEM PARA CONSEGUIR UM TRABALHO BRAÇAL, ÁRDUO, NA CONSTRUÇÃO DE UMA CADEIA PÚBLICA EM SOBRAL, NA LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA DELA E DE SUA MÃE. MORRE A FACADA, NAS MÃOS DO INESCRUPULOSO SOLDADO CRAPIÚNA,  DEFENDENDO A INTEGRIDADE E A HONRA DA MULHER NORDESTINA FIEL AOS COSTUMES DA TERRA.

02.  B (POR ISSO QUE É CONSIDERADA UMA OBRA IMPRESSIONISTA.)

03.  C  (OS PERSONAGENS NÃO TÊM ESCRUPULOS, SÃO INTERESSEIROS E EGOÍSTAS, HAJA VISTA OS PLANOS MAQUIAVÉLICOS DO CASAL CRISTIANO PALHA E SOFIA.)

04.  A  (O ATENEU´APRESENTA UM SISTEMA EDUCACIONAL FALIDO, RETRÓGRADO, COM UM DIRETOR, ARISTARCO, PENSANDO APENAS NO DINHEIRO. O COLÉGIO BELÍSSIMO NA FACHADA, MAS PODRE POR DENTRO.)

05.  B, D
ROMANCES ROMÂNTICOS: RESSURREIÇÃO, AMÃO E A LUVA, HELENA , IAIÁ GARCIA
ROMANCES DA FASE PROBLEMATIZADORA, EXISTENCIALISTA, NEGATIVISTA, REALISTA: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, DOM CASMURRO, QUINCAS BORBA (A TRILOGIA MAIS IMPORTANTE) E MAIS DOIS: MEMORIAL DE AIRES E ESAÚ E JACÓ.

06.  C

07.  D

08.  C

09.  E

10.  RESPOSTA :  LETRA  "A"
B.  VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS, AUTOR DA SEGUNDA FASE DO MODERNISMO (REGIONALISMO NORDESTINO).
C. VIDAS SECAS
D.  INOCÊNCIA, DE VISCONDE DE TAUNAY, OBRA DO ROMANTISMO REGIONALISTA
E.  OS SERTÕES, DE EUCLIDES DA CUNHA, AUTOR QUE INTRODUZ O PRÉ-MODERNISMO, EM 1902.




11. RESPOSTA:  LETRAS "B"  E     "C"
A. TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, DE LIMA BARRETO, AUTOR DO PRÉ-MODERNISMO.
D. SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS, PERSONAGENS: PAULO HONÓRIO E A PROFESSORA MADALENA. (SEGUNDA FASE DO MODERNISMO NA PROSA REGIONALISTA.)

12.  A, D, E, F

13.  D

14.  C  (AMÂNCIO  ASSASSINADO POR COQUEIRO, IRMÃO DE AMÉLIA)

15.  D

16.  E  (160 CAPÍTULOS CURTOS)

17.  A  (O VENDEIRO JOÃO ROMÃO EXPLORA A TUDO E A TODOS PARA CRESCER.)

18.  A  (VIRGÍLIA FOI NOIVA DE BRÁS CUBAS, MAS SÓ VAI SE ENTREGAR PARA ELE, DEPOIS DE CASADA COM LOBO NEVES.)

19.  C

20.  B

21.  CORRIGINDO O INÍCIO DO TEXTO:
...MARCELA AMOU-ME DURANTE QUINZE MESES E ONZE CONTOS DE RÉIS(.,..)
A IRONIA CONSISTE NO FATO DE QUE QUEM AMA, NÃO ABANDONA. NA VERDADE, A FAMOSA PROSTITUTA MARCELA NÃO AMAVA BRÁS CUBAS, QUERIA APENAS SE APROVEITAR DA FORTUNA DELE, QUANDO O DINHEIRO ACABA, ELA O ABANDONA.

22..  A)  QUINCAS BORBA
       B)  QUINCAS BORBA FURTA UM RELÓGIO DE BRÁS CUBAS.



EXERCÍCIOS BÁSICOS, PÁG. 140

01.  C

02.  E

03.  A

04.  D

05.  C

06.  C

07.  D

08.  A

09.  A



EXERCÍCIOS, PÁGINA 143

01.
A. REALISMO(1881) "MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS", DE MACHADO DE ASSIS
     NATURALISMO(1881) "O MULATO", DE ALUÍSIO AZEVEDO

B. O REALISMO ROMPE COM O IDEALISMO ROMÂNTICO.


02.   A) "QUINCAS BORBA", DE MACHADO DE ASSIS
B)  HERANÇA RECEBIDA DE SEU AMIGO QUINCAS BORBA, O FILÓSOFO DO HUMANITISMO.
C)  PARA DAR UMA IDEIA DA ALTERAÇÃO QUE SE PROCESSA NO EX-PROFESSOR RUBIÃO, O AUTOR UTILIZA-SE DE UMA GRADAÇÃO CRESCENTE DE PROPRIEDADE E MEGALOMANIA: JARDIM, ENSEADA, MORROS, CÉU, TUDO  (TERMINA COM UM APOSTO RESUMIDOR, QUE DÁ UMA IDEIA DE TOTALIDADE)


03.
A) O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO
B) JOÃO ROMÃO, PARA ENRIQUECER, EXPLORA EXAUSTIVAMENTE A ESCRAVA BERTOLEZA E TODOS OS MORADORES DO CORTIÇO, PRATICANDO OS ATOS MAIS ABJETOS E REPUGNANTES NA ÂNSIA DE FICAR RICO, ATROPELANDO A TUDO E A TODOS, SEM REMORSO.
JÁ O PORTUGUÊS MIRANDA FICA RICO CASANDO-SE COM A FORTUNA DE ESTELA, MESMO ODIANDO-A.


04. ANIMALIZAÇÃO DO HOMEM, O ASPECTO INSTINTIVO, OS PRAZERES CARNAIS.


05.  A

06.  D

07.  04, 16     (20 PONTOS)

08.  C

09.  A

10.  B

11.  C (SÉRGIO É O PROTAGONISTA, NARRADOR-PERSONAGEM, COM FOCO NARRATIVO EM PRIMEIRA PESSOA)

12.  A (POR ISSO QUE O ATENEU É UMA OBRA IMPRESSIONISTA)

13.  ACRESCENTAR A LETRA E)
E) NDA
RESPOSTA: LETRA "E"

14.  B

15.  B

16.  C  (AMÂNCIO CAI NA CILADA DE COQUEIRO, DESVIRGINANDO SUA IRMÃ, AMÉLIA, MAS POR NÃO QUERER CASAR-SE, É ASSASSINADO.)

17.  D  (O ATENEU, POR ESSAS CARACTERÍSTICAS, É A NOSSA GRANDE OBRA IMPRESSIONISTA.)

18.  A (ALTER-EGO PORQUE A PERSONAGEM TEM MUITOS ASPECTOS COMUNS COM O AUTOR, COMO SE FOSSE UMA PROJEÇÃO SUA, COM 11 ANOS DE IDADE, AMBOS ENTRAM NUM COLÉGIO INTERNO, COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS: O COLÉGIO ABÍLIO E O ATENEU.)

19.  D

20.  C   ( A DISSIMULAÇÃO DA MULHER, SEMPRE PÉRFIDA NA SEGUNDA FASE DE MACHADO DE ASSIS, FICA EVIDENTE NA CARACTERIZAÇÃO DE CAPITU "OLHOS DE CIGANA OBLÍQUA E DISSIMULADA", "OLHOS DE RESSACA", ETC.


21.  C

22.  A  (MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, 1881)



AUTORES REALISTAS:

1)  MACHADO DE ASSIS , NA SEGUNDA FASE, PRINCIPALMENTE COM A SUA TRILOGIA: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, QUINCAS BORBA, DOM CASMURRO.
O REALISMO DE MACHADO DE ASSIS CONSISTE NA ANÁLISE DO COMP0RTAMENTO DAS PERSONAGENS NO SEIO FAMILIAR E SOCIAL. A MULHER APARECE COMPLETAMENTE DIFERENTE DA MULHER IDEALISTA ROMÂNTICA, SENDO DISSIMULADA, ARDILOSA, INTERESSEIRA , ADÚLTERA, DEVASSA. CRÍTICAS VEEMENTES À IGREJA E AO CASAMENTO.
MACHADO NÃO SE PREOCUPOU EM ANALISAR AS DESIGUALDADES SOCIAIS NEM  FOI ADEPTO DAS TEORIAS CIENTÍFICO-FILOSÓFICAS:  DETERMINISMO CIENTÍFICO(TAINE), SOCIALISMO(KARL MARX E ENGELS), EVOLUCIONISMO(CHARLES DARWIN), POSITIVISMO(AUGUSTE COMTE).
O REALISMO DE MACHADO DE ASSIS É PSICOLÓGICO, EXISTENCIALISTA, PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES HUMANAS.

2) RAUL POMPEIA, EM O ATENEU TAMBÉM FAZ UM ESTUDO PSICOLÓGICO DO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS NO COLÉGIO INTERNO.



AUTORES REALISTAS/NATURALISTAS:
1. ALUÍSIO AZEVEDO: O MULATO, O CORTIÇO, CASA DE PENSÃO
2. ADOLFO CAMINHA : A N ORMALISTA, BOM-CRIOULO
3. JÚLIO RIBEIRO : A CARNE
4, INGLÊS DE SOUSA : O MISSIONÁRIO

AUTORES REALISTAS/NATURALISTAS/REGIONALISTAS:
1. DOMINGOS OLÍMPIO :  LUZIA-HOMEM
2.  OLIVEIRA PAIVA :  DONA GUIDINHA DO POÇO
3.  ANTÔNIO SALES : AVES DE ARRIBAÇÃO



FACA NA CAVEIRA, FORÇA, CORAGEM PARA A VITÓRIA!



domingo, 13 de maio de 2012

ANO DE 2017/ROMANTISMO : POESIA E PROSA (2017 /MASTER AVENIDA BEZERRA DE MENEZES: CPREP/ESPCEX/EsSA, 2016)

ROMANTISMO : POESIA E PROSA

TEORIA : PÁGINA  87 A 93 -  (POESIA ROMÂNTICA)
                  PÁGINA 94 A 97 (EXERCÍCIOS)
PROSA ROMÂNTICA : PÁGINA 97 A 121
                         


O ROMANTISMO TEM SUAS ORIGENS OFICIAIS NA EUROPA, EM 1774, QUANDO O ALEMÃO GOETHE PUBLICA A OBRA "OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER".

EM PORTUGAL, O MARCO INICIAL DO ROMANTISMO É A PUBLICAÇÃO, EM 1825, DO POEMA "CAMÕES", DE ALMEIDA GARRETT.

NO BRASIL, O INÍCIO DO ROMANTISMO DÁ-SE EM 1836, COM A PUBLICAÇÃO DE "SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES", DE GONÇALVES DE MAGALHÃES.



CONTEXTO HISTÓRICO DO ROMANTISMO:

PRIMEIRA ESCOLA DA ERA NACIONAL : INDEPENDÊNCIA DO BRASIL;
ASCENSÃO DA BURGUESIA, DEPOIS DA REVOLUÇÃO FRANCESA;
TRANSFORMAÇÕES DEPOIS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL;
VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA PARA O BRASIL, EM 1808;
FUNDAÇÃO DO BANCO DO BRASIL, DA BIBLIOTECA REAL, CRIAÇÃO DA PRIMEIRA TIPOGRAFIA NO  BRASIL.



CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO:

SUBJETIVIDADE (EMOÇÃO, EU, INTERIORIDADE);
NACIONALISMO UFÂNICO (ÍNDIO E NATUREZA BASTANTE IDEALIZADOS);
IDEALIZAÇÃO DA MULHER, DO ÍNDIO E DA NATUREZA PÁTRIA;
ANTIRRACIONALISMO CLÁSSICO (O ROMANCE SUBSTITUI AS GRANDES EPOPEIAS;
PRIMEIRA ESCOLA A PREGAR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO (VERSOS BRANCOS, LIVRES, ABANDONO DA UNIDADE DO TEATRO, SIMPLICIDADE NA EXPRESSÃO);
RELIGIOSIDADE:
VALORES BURGUESES: CASAMENTO, FAMÍLIA, IGREJA, AMOR, PATRIARCALISMO, PUDOR, DINHEIRO, ASCENSÃO SOCIAL, PRESTÍGIO, MORAL;
EVASÃO(FUGA DA REALIDADE) NO TEMPO, NO ESPAÇO E NA MORTE:
RETORNO AO PASSADO HISTÓRICO : MEDIEVALISMO/INDIANISMO;
HERÓI NACIONAL BRASILEIRO : O ÍNDIO (IRACEMA, POTI, PERI)
SENSO DE MISTÉRIO : MACABRO, INSÓLITO, FANTÁSTICO (GÓTICO).


GERAÇÕES ROMÂNTICAS NA POESIA:
1) PRIMEIRA GERAÇÃO : NACIONALISTA/INDIANISTA
GONÇALVES DE MAGALHÃES (SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES):
GONÇALVES DIAS ( OS TIMBIRAS, PRIMEIROS CANTOS, SEGUNDOS CANTOS, SEXTILHAS DE FREI ANTÃO) - O CONSOLIDADOR DE NOSSA POESIA ROMÂNTICA:
MANUEL DE ARAÚJO PORTO-ALEGRE;

2) SEGUNDA GERAÇÃO : ULTRARROMÂNTICA, BYRONIANA, MAL DO SÉCULO
ÁLVARES DE AZEVEDO : LIRA DOS VINTE ANOS (POESIA)
DUAS  OBRAS GÓTICAS :  O DRAMA "MACÁRIO" E O LIVRO DE CONTOS "NOITE NA TAVERNA".  (MELHOR REPRESENTANTE DA SEGUNDA GERAÇÃO, POETA DA DÚVIDA , DO AMOR E DA MORTE, MULHER BASTANTE IDEALIZADA E INACESSÍVEL:

CASIMIRO DE ABREU : "PRIMAVERAS"
(POETA DA SAUDADE E DOS VERSOS MAIS SIMPLES E POPULARES DO ROMANTISMO)

FAGUNDES VARELA  : "CÂNTICO DO CALVÁRIO" (ELEGIA ESCRITA PARA SEU FILHO EMILIANO, QUE MORRE PREMATURAMENTE) - DEPOIS , PARTE PARA ABORDAR TEMAS SOCIAIS, POR ISSO CONSIDERADO POETA DE TRANSIÇÃO DA SEGUNDA PARA A TERCEIRA GERAÇÃO ROMÂNTICA.

JUNQUEIRA FREIRE : "INSPIRAÇÕES DO CLAUSTRO"



3) TERCEIRA GERAÇÃO : CONDOREIRA, SOCIAL OU HUGOANA
CASTRO ALVES "O POETA DOS ESCRAVOS". ESCREVEU: "ESPUMAS FLUTUANTES", "A CACHOEIRA DE PAULO AFONSO", "OS ESCRAVOS", "NAVIO NEGREIRO":

SOUSÂNDRADE : "GUESA"

TOBIAS BARRETO : "DIAS E NOITES"




PROSA ROMÂNTICA:

O PRIMEIRO ROMANCE DA LITERATURA BRASILEIRA SURGIU NO ROMANTISMO: "A MORENINHA", DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO, EM 1844. (ACEITO PELA CRÍTICA POR ATENDER AO GOSTO BURGUÊS).

UM ANO ANTES, 1843, TEIXEIRA E SOUSA, PUBLICOU "O FILHO DO PESCADOR", MAS FOI LOGO REJEITADO PELA CRÍTICA BURGUESA, DEVIDO À TRAMA CONFUSA E NÃO APRESENTAR OS INGREDIENTES DA SOCIEDADE BURGUESA.

O ROMANCE ROMÂNTICO É LINEAR, SEM GRANDES EXPECTATIVAS, LEITURA FÁCIL E AGRADÁVEL, TUDO ACONTECE EM NOME DO AMOR, VALORES BURGUESES.

ESTRUTURA:
1. SITUAÇÃO INICIAL (EQUILÍBRIO, HARMONIA)     PROTAGONISTAS
2. CONFLITO, DESEQUILÍBRIO, DESARMONIA     (ANTAGONISTA)
3. O BEM E O AMOR VENCEM O MAL, VOLTA À SITUAÇÃO INICIAL, AO EQUILÍBRIO E À HARMONIA.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO ROMANCE ROMÂNTICO BRASILEIRO:

1. BERNARDO GUIMARÃES:
"O SEMINARISTA" (AMOR IMPOSSÍVEL ENTRE EUGÊNIO E MARGARIDA)
"A ESCRAVA ISAURA" (ISAURA, ÁLVARO, LEÔNCIO, MALVINA, HENRIQUE)
"O GARIMPEIRO"

2. VISCONDE DE TAUNAY:
"INOCÊNCIA" ( O AMOR IMPOSSÍVEL ENTRE A PROTAGONISTA, QUE MORRE DE AMOR, E O CURANDEIRO CIRINO, MORTO POR MANECÃO)
"RETIRADA DE LAGUNA" (SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI)

3. JOAQUIM MANUEL DE MACEDO;
"O MOÇO LOIRO"
"A LUNETA MÁGICA"
"A MORENINHA" (CAROLINA, AUGUSTO, FILIPI, LEOPOLDO, FABRÍCIO)

4. FRANKLIN TÁVORA (LITERATURA DO NORTE):
"O CABELEIRA"

5. JOSÉ DE ALENCAR (ALICERÇA AS BASES DO ROMANCE BRASILEIRO):

ROMANCES INDIANISTAS OU HISTÓRICOS : O GUARANI, IRACEMA, UBIRAJARA
ROMANCES HISTÓRICOS : ALFARRÁBIOS, A GUERRA DOS MASCATES, AS MINAS DE PRATA
ROMANCES RURAIS OU REGIONALISTAS: TIL, O TRONCO DO IPÊ, O GAÚCHO, O SERTANEJO
ROMANCES DE COSTUMES OU URBANOS:
CINCO MINUTOS, A VIUVINHA, A PATA DA GAZELA
OS TRÊS PERFIS DE MULHER: SENHORA, LUCÍOLA, DIVA
SENHORA (CASAMENTO POR INTERESSE: FERNANDO SEIXAS, AURÉLIA CAMARGO, SENHOR LEMOS, ADELAIDE)
LUCÍOLA : (A PROSTITUTA LÚCIA ENCONTRA O GRANDE AMOR DA VIDA, O JOVEM PAULO, QUE NÃO ACREDITA NA REGENERAÇÃO DA CORTESÃ, ALÉM DOS RECEIOS DA SOCIEDADE DA ÉPOCA: ANA, COUTO)
DIVA (DOUTOR AMARAL TRATA DE UMA GAROTA FEIA, CHAMADA EMÍLIA, QUE DE REPENTE, AO CRESCER TRANSFORMA-SE NUMA DIVA. DEPOIS DE INTRIGAS, DISCÓRDIAS E MUITA REPULSA, CONFESSAM-SE APAIXONADOS E O FINAL FELIZ)


6. PRIMEIRA FASE DE MACHADO DE ASSIS (ROMÂNTICA OU DE AMADURECIMENTO):

RESSURREIÇÃO (1872)
A MÃO E A LUVA (1874)
HELENA (1876)   O AMOR APARENTEMENTE IMPOSSÍVEL ENTRE HELENA E O SEU IRMÃO ESTÁCIO, NA CASA DO CONSELHEIRO VALE, DIANTE DO OLHAR DE DONA ÚRSULA.
IAIÁ GARCIA (1878)

7.MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA" (CRÔNICA DE  COSTUMES DA ÉPOCA DO REI)
"MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS" ( LEONARDO PATACA E MARIA DA HORTALIÇA VÊM DE PORTUGAL PARA O BRASIL, EM UM NAVIO. SETE MESES DEPOIS DE UMA PISADELA E UM BELISCÃO NASCE LEONARDINHO, O HERÓI, OU ANTI-HERÓI,



SEM NENHUM CARÁTER. CONSTANTEMENTE, PERSEGUIDO PELO MAJOR VIDIGAL, QUE REPRESENTA A LEI E A ORDEM, ENQUANTO O HERÓI SÓ SE METE EM CONFUSÃO E COISAS ERRADAS. EM VEZ DO NOME DAS PERSONAGENS, O AUTOR PREFERE O COLETIVO: O COMPADRE, A COMADRE, O BARBEIRO. MARIA REGALADA FORÇA O MAJOR A PROMOVER LEONARDINHO A SARGENTO DE MILÍCIAS. O FINAL É FELIZ, O CASAMENTO DE LEONARDINHO COM A VIÚVA QUE FORA SUA NAMORADA, LUISINHA.

O ROMANCE RETRATA A ÉPOCA DO REI, SEM IDEALIZAÇÕES, MOSTRANDO AS CAMADAS POPULARES DO RIO DE JANEIRO DA ÉPOCA, LINGUAGEM SOLTA, LIVRE, FESTAS POPULARES, PROCISSÕES. É CONSIDERADA UMA OBRA PRÉ-ROMÂNTICA, POIS MOSTRA COM IRONIA NÃO OS SALÕES ARISTOCRÁTICOS E SIM AS CAMADAS POPULARES, E UM ANTI-HERÓI, NADA BELO, MAL VESTIDO, DESORDEIRO, MAU CARÁTER.






TEATRO (FOI CONSOLIDADO POR MARTINS PENA, NO ROMANTISMO):
"O JUIZ DE PAZ NA ROÇA"
"QUEM CASA QUER CASA"
"O JUDAS NO SÁBADO DE ALELUIA"
"OS DOUS OU O INGLÊS E O MAQUINISTA"




RESUMOS DE OBRAS DO ROMANTISMO, PÁG. 105 A 117
                                                                           
GABARITO DAS QUESTÕES DA APOSTILA,

É IMPORTANTE LER OS RESUMOS DAS OBRAS, UMA VEZ QUE NOS ÚLTIMOS CONCURSOS FORAM COBRADOS ALGUNS ENREDOS DE OBRAS SIGNIFICATIVAS;


1. JOAQUIM MANUEL DE MACEDO
"A MORENINHA"

2.JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR
"IRACEMA"

3.JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR
"LUCÍOLA"

4.JOSÉ DE ALENCAR,
"DIVA"

5.  BERNARDO GUIMARÃES,
  "A ESCRAVA ISAURA"

6.  JOSÉ DE ALENCAR
"SENHORA",

7. JOSÉ DE ALENCAR
"O GUARANI",

8. MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA
"MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS",

9. FRANKIN TÁVORA  (FUNDADOR DA LITERATURA DO NORTE)
"O CABELEIRA"

10. VISCONDE DE TAUNAY,
"INOCÊNCIA"

11. BERNARDO GUIMARÃES
"O SEMINARISTA"

RESUMO DE OUTROS ROMANCES,

1_ O GUARANI, DE JOSÉ DE ALENCAR
2. UBIRAJARA, DE JOSÉ DE ALENCAR
3. O SEMINARISTA, DE BERNARDO GUIMARÃES
4. INOCÊNCIA, DE VISCONDE DE TAUNAY
5. A MÃO E A LUVA , DE MACHADO DE ASSIS
6. HELENA, DE MACHADO DE ASSIS
IAIÁ GARCIA, DE MACHADO DE ASSIS


EXERCÍCIOS, PÁGINA 94 - EsPCEx (POESIA ROMÂNTICA)
                       


01.  A

02.  D

03.  D

04.  B

05.D

06.  A

07.  A

08.  I        V
      II         V
      III        V

09.  C

10.  E

11.  B

12.  A

13.  B

14.  B

15.  D

16.  B

17.  B

18.  E

19.  A

20.  E

21.  D

22.  D

23.  D


EXERCÍCIOS - PROSA ROMÂNTICA, PÁG. 117 - EsPCEx
                                                                 
 
                                                             
01.  D

02.  C

03.  E

04.  O SURGIMENTO INESPERADO DE AURÉLIA CAMARGO NA SOCIEDADE CARIOCA DA ÉPOCA, DEPOIS QUE SE TORNARA MILIONÁRIA;
05.
A. SOCIEDADE CARIOCA DO II IMPÉRIO (BURGUESIA)
B.  O CASAMENTO POR INTERESSE, O CAÇA-DOTES,A POSIÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE DA ÉPOCA.

06. SIM, PORQUE AURÉLIA É IDEALIZADA: ÍDOLO, RAINHA, DEUSA;

07.
A; MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
B. ÉPOCA DO REI (PERÍODO EM QUE A FAMÍLIA REAL FICOU NO BRASIL, A PARTIR DE 1808.
C. FESTAS POPULARES DO RIO DE JANEIRO, ANTI-HERÓI, COSTUMES POPULARES, PERSONAGENS DAS CAMADAS MARGINALIZADAS, LINGUAGEM COLOQUIAL E SIMPLES.

08.
A; INDIANISTA OU HISTÓRICO
B.  UNIÃO DO ÍNDIO(IRACEMA) COM O BRANCO EUROPEU, O COLONIZADOR MARTIM, QUE DÁ ORIGEM A MOACIR, FILHO DA DOR, PRIMEIRO CEARENSE.

09.
A. MARTINS PENA
B. O JUIZ DE PAZ NA ROÇA
QUEM CASA QUER CASA
O NOVIÇO
JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA

10.  B

11.  D

12.  C

13.  C

14.  I  :  URBANOS OU DE COSTUMES
II :  INDIANISTAS OU HISTÓRICOS
III :  HISTÓRICOS
IV :  REGIONALISTAS OU RURAIS

15  C

16.  C

17.  B

18.  A

19.  D

20.  B

21.  C

22.  C

23.  C

24.  E





CONCLUSÃO: O ROMANTISMO FOI UMA ESCOLA DA BURGUESIA, PELA BURGUESIA E PARA A BURGUESIA, ESCOLA DE ROMANCE DE INTRIGAS, COM HISTÓRIAS FÁCEIS, BANAIS, FINAL FELIZ OU MORTE EM NOME DO AMOR. SÓ SE AMAVA UMA ÚNICA VEZ.

domingo, 6 de maio de 2012

LITERATURA : ARCADISMO, PÁGINA 79 A 87 (ANO DE 2017)

ARCADISMO/NEOCLASSICISMO  (1768 A 1836)

DIVISÃO DA HISTÓRIA DA\ LITERATURA BRASILEIRA

1) ERA COLONIAL   (BRASIL COLÔNIA DE PORTUGAL):
    QUINHENTISMO
    BARROCO
   ARCADISMO

2) A PARTIR DO ROMANTISMO, COMEÇA A ERA NACIONAL



ENTÃO, O ARCADISMO OU NEOCLASSICISMO É A ÚLTIMA ESCOLA LITERÁRIA DA ERA COLONIAL

OBRA INICIAL:  "OBRAS POÉTICAS", DE CLÁUDIO MANUEL DA COSTA, EM 1768

CARACTERÍSTICAS:
1. BUCOLISMO (GOSTO PELAS ATIVIDADES DO CAMPO, DA NATUREZA)
2. PASTORALISMO (ADOÇÃO DE PSEUDÔNIMOS PASTORIS)
3. AMBIENTE CAMPESTRE (ARTIFICIAL, POIS O POETA VIVIA NA CIDADE)
4. PRESENÇA DE MUSAS INSPIRADORAS (MITOLOGIA GRECO-LATINA)
5. POLITEÍSMO E REFERÊNCIA À MITOLOGIA GRECO-LATINA
6. SIMPLICIDADE, HARMONIA, TRANQUILIDADE
7. RACIONALISMO E EQUILÍBRIO (OPOSIÇÃO AO DESEQUILÍBRIO DO BARROCO)

CLICHÊS ÁRCADES:
FUGERE URBEM (FUGIR DA CIDADE)
INUTILIA TRUNCAT (CORTAR O INÚTIL, OU SEJA, OS EXAGEROS DO BARROCO)
CARPE DIEM (COLHER O DIA)
LOCUS AMOENUS : LUGAR TRANQUILO (NATUREZA, GADO, OVELHA, PASTOR)
AUREA MEDIOCRITAS (EQUILÍBRIO DE OURO, SIMPLICIDADE)


AUTORES E OBRAS RELEVANTES:

1. CLÁUDIO MANUEL DA COSTA (GLAUCESTE SATÚRNIO)
OBRAS POÉTICAS (LÍRICA)
VILA RICA (ÉPICA)

2. TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA (DIRCEU OU CRITILO)
A) "MARÍLIA DE DIRCEU"   (OS VERSOS MAIS SIMPLES E MAIS ADMIRADOS DA LÍRICA ÁRCADE.    A OBRA É DIVIDIDA EM DUAS PARTES; A PRIMEIRA MOSTRA A SIMPLICIDADE DO RELACIONAMENTO AMOROSO, A PAZ: JÁ A SEGUNDA OCORRE DEPOIS QUE ELE É EXILADO, PRESO, TENDO QUE SE AFASTAR DE SUA MUSA NISE. ENCONTRAMOS NA SEGUNDA PARTE, UM EU LÍRICO TRISTE, MELANCÓLICO, PRÉ-ROMÂNTICO.

B) CARTAS CHILENAS     OBRA SATÍRICA, CONJUNTO DE 13 CARTAS ANÔNIMAS QUE CIRCULARAM EM  VILA RICA, COM 4268 VERSOS DECASSÍLABOS BRANCOS (SEM RIMA), EM QUE CRITICA OS DESMANDOS DE LUÍS DA CUNHA MENESES, GOVERNADOR DA CAPITANIA MINEIRA ENTRE 1783 E 1788.
CRITILO : TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA (TEVE QUE UTILIZAR OUTRO PSEUDÔNIMO)
DOROTEU :  CLÁUDIO MANUEL DA COSTA (A QUEM SE DESTINAM AS CARTAS)
FANFARRÃO MINÉSIO : LUÍS DA CUNHA MENESES, GOVERNADOR DE MINAS GERAIS
CHILE : MINAS GERAIS
SANTIAGO : VILA RICA



3. NA EPOPEIA, DESTACAM-SE DOIS IMITADORES DE CAMÕES: BASÍLIO DA GAMA E SANTA RITA DURÃO.

BASÍLIO DA GAMA "O URAGUAI" ( GUERRA PELA DEFINIÇÃO DE FRONTEIRAS NO SUL DO BRASIL, EM SETE POVOS DAS MISSÕES, ONDE CACAMBO E SUA TRIBO LUTAM CONTRA OS PORTUGUESES E JESUÍTAS. DESTACA-SE O EPISÓDIO DA ÍNDIA LÍNDOIA, QUE SE DEIXA PICAR POR UMA SERPENTE , DEPOIS QUE PERDE O MARIDO CACAMBO EM BATALHA. SEU IRMÃO CAITUTU A ENCONTRA  ADORMECIDA, ENROLADA A SEU CORPO  UMA IMENSA COBRA.)


SANTA RITA DURÃO "CARAMURU"  (COMPOSTA NOS MOLDES CAMONIANOS, 10 CANTOS, VERSOS DECASSÍLABOS, EM OITAVA RIMA ABABABCC, COM A TEMÁTICA DAS AVENTURAS DE DIOGO ÁLVARES CORREIA, NÁUFRAGO, QUE FOI SALVO DO ATAQUE INDÍGENA DANDO UM TIRO DE ESPINGARDA, E FOI CHAMADO PELOS INDÍGENAS DE "CARAMURU", QUE SIGNIFICA "FILHO DO TROVÃO, SE APAIXONA POR MOEMA E, POR FIM, ACABA CASANDO COM PARAGUAÇU, FILHA DO CACIQUE, ENQUANTO MOEMA MORRE AFOGADA, TENTANDO ALCANÇAR A NAU QUE LEVAVA O SEU GRANDE AMOR.  TAMBÉM CONHECIDO  COMO "POEMA ÉPICO DO DESCOBRIMENTO DA BAHIA"

QUANTO AOS PSEUDÔNIMOS DOS POETAS ÁRCADES E SUAS MUSAS INSPIRADORAS, VEJA NO ALTO DA PÁGINA 32 DA APOSTILA.



GABARITO DOS EXERCÍCIOS, PÁGINA 83

01. A  (OITEIROS : COLINAS, PEQUENOS MONTES, DEIXA O LUXO DA CIDADE PELA CHOUPANA, PASTORALISMO, VIDA NO CAMPO COM SIMPLICIDADE.)

02.  A

03.  C  (FUGIR DA CIDADE PARA A SIMPLICIDADE DO CAMPO)

04. A  (MUSA INSPIRADORA CANTADA NA LIRA "MARÍLIA DE DIRCEU")

05.  B

06.  D (TRATADO DE MADRID DE 1750, EXPULSÃO DOS JESUÍTAS DO BRASIL EM 1759 PELO MARQUÊS DE POMBAL, PERSONAGENS: LINDOIA, CACAMBO, CAITUTU)

07.  A  (DIOGO ÁLVARES CORREIA, O CARAMURU, O FILHO DO TROVÃO)

08.  E

09.  B  (INTEIRAMENTE NÃO)

10.  B

11.  C

12.  D

13.  E

14.  B

15.  D  (13 CARTAS CUJA AUTORIA FICOU DESCONHECIDA DURANTE MUITO TEMPO)

16.  D (BOTELHO DE OLIVEIRA ESCREVEU "MÚSICA DE PARNASO!, E PERTENCE AO BARROCO.

17.  C

18.  C   (A SEGUNDA PARTE É ESCRITA NA PRISÃO, A PARTIR DE 1789, FOI DEGREDADO PARA MOÇAMBIQUE, DEVIDO A SUA PARTICIPAÇÃO NA INCONFIDÊNCIA MINEIRA.)

19.  A

20.;  A

21.  D (LIRAS DE GRANDE POPULARIDADE)

22.  E  (EM VEZ DE PREOCUPAÇÃO COM A RELIGIOSIDADE, O ÁRCADE BUSCA O POLITEÍSMO, OS DEUSES DA MITOLOGIA GRECO-LATINA, EM OPOSIÇÃO À TENSÃO DO BARROCO.)

23.  E

24.  E  (EVASÃO NA MORTE : ULTRARROMANTISMO, SEGUNDA GERAÇÃO DO ROMANTISMO, MAL DO SÉCULO, BYRONIANA)



OBSERVAÇÕES  SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO:

O ARCADISMO BRASILEIRO É TAMBÉM CONHECIDO COMO "ESCOLA MINEIRA". À EXCEÇÃO DE TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA, QUE NASCEU NA CIDADE DO PORTO, EM PORTUGAL, TODOS OS OUTROS SÃO MINEIROS..

CONTEXTO HISTÓRICO EUROPEU:
ILUMINISMO FRANCÊS (ILUMINAÇÃO DE IDEIAS E IDEAIS, CONHECIMENTO, FILOSOFIA)
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA
ASCENSÃO DA BURGUESIA
DESPOTISMO ESCLARECIDO
LIBERALISMO ECONÔMICO ()MARQUÊS DE POMBAL)
REVOLUÇÃO FRANCESA, 1789
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
ENCICLOPEDISMO (DALEMBERT, DIDEROT, ROUSSEAU)


CONTEXTO BRASILEIRO:
MINERAÇÃO
DESLOCAMENTO DO EIXO ECONÔMICO DO NORDESTE PARA O SUDESTE
DERRAMA
INCONFIDÊNCIA MINEIRA (*NOSSOS ÁRCADES ERAM INCONFIDENTES)
ÂNSIA DE INDEPENDÊNCIA ECONÔMICA


CONSIDERAÇÕES FINAIS:
HÁ NA APOSTILA, DA PÁGINA 91 A 83 , UMA EXCELENTE SÍNTESE DO ARCADISMO. LEIAM-NA!

ÂNIMO, CORAGEM, SÓ VENCEM OS QUE SÃO AUDACIOSOS E SUPERAM O CANSAÇO, A ROTINA, NO AFÃ DE ATINGIR OS OBJETIVOS.
NAVEGAR É PRECISO. VIVER NÃO É PRECISO.   "CARPE DIEM"    RUMO À APROVAÇÃO 2017! FACA NA CAVEIRA!!!!!!!!!!!!!!