sexta-feira, 13 de abril de 2012

ESPCEX/EsSA: 2017 MASTER AVENIDA BEZERRA DE MENEZES : LITERATURA : CLASSICISMO PORTUGUÊS

 (CLASSICISMO PORTUGUÊS), PÁG. 47 A 63 (2017)

TEORIA: PÁG. 47 A 59 (teoria e exercícios "A PROPÓSITO DOS TEXTOS")
EXERCÍCIOS : PÁG. 59 A 63 (EXERCÍCIOS E TESTES)


ESTUDEM BEM A PARTE TEÓRICA, POIS HÁ UM ÓTIMO APANHADO DO APOGEU E DECADÊNCIA DE PORTUGAL NO PERÍODO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES.
A OBRA "OS LUSÍADAS" É APRESENTADA PARA VOCÊS DE MANEIRA BASTANTE PRAGMÁTICA PARA QUE POSSAM COMPREENDER BEM A GRANDIOSIDADE DESSA EPOPEIA. OS COMENTÁRIOS SOBRE OS EPISÓDIOS MAIS RELEVANTES EMERGEM AO LADO DE ALGUMAS ESTROFES. ALÉM DO MAIS, HÁ UMA ATUALIZAÇÃO DO VOCABULÁRIO COM ESCLARECIMENTOS DE ALGUNS TERMOS OU EXPRESSÕES.
O MATERIAL QUE VOCÊS TÊM NA APOSTILA SOBRE O CLASSICISMO E , PARTICULARMENTE, SOBRE CAMÕES E "OS LUSÍADAS", ESTÁ ÓTIMO, COMPLETO, COM OS EPISÓDIOS MAIS COBRADOS NOS DIVERSOS CONCURSOS. PORTANTO, APROVEITEM, LEIAM, REFLITAM.
LER AJUDA-NOS A COMPREENDER  E REDIGIR TEXTOS.
BOA SORTE!
FACA NA CAVEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1



HUMANISMO (PERÍODO DE TRANSIÇÃO DO TROVADORISMO PARA O CLASSICISMO) CRENÇA NO POTENCIAL HUMANO.

RENASCIMENTO ITALIANO : NASCER DE NOVO, SAIR DAS TREVAS DA IDADE MÉDIA PARA A LUZ, PARA O PROGRESSO, PARA O  SABER.

O CLASSICISMO TEM INÍCIO, EM PORTUGAL, EM 1527, QUANDO SÁ DE MIRANDA RETORNA DA ITÁLIA COM A MEDIDA NOVA E SEU "DOLCE STIL NUOVO"


MEDIDA NOVA :  DANTE ALIGHIERI, PETRARCA, BOCCACIO (TODOS ITALIANOS)
OBRAS:
DANTE ALIGHIERI : "A DIVINA COMÉDIA"
PETRARCA: "RERUM VULGARIUM FRAGMENTA"  (FRAGMENTOS EM LÍNGUA POPULAR)
                      "TRIUNFOS"
                       MUSA INSPIRADORA: LAURA
                        COMO GRANDE ESTUDIOSO DE LATIM, BOA PARTE DOS SEUS SONETOS FORAM ESCRITOS EM LATIM

BOCCACCIO :  "AMOROSA VISIONE"          "ELEGIA DE MADONNA FIAMMETTA"   "RIME"



CARACTERÍSTICAS DO CLASSICISMO:

PERFEIÇÃO ESTÉTICA (CUIDADO COM AS TÉCNICAS DE VERSIFICAÇÃO)
MITOLOGIA PAGÃ (DEUSES DA MITOLOGIA GRECO-LATINA)
ANTROPOCENTRISMO (O HOMEM COMO CENTRO E MEDIDA PARA TODAS AS COISAS)
ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA: PLATÃO, HOMERO, VIRGÍLIO
OBRAS DIGNAS DE IMITAÇÃO:  ODISSEIA, DE HOMERO
                                                          ILÍADA, DE HOMERO
                                                           ENEIDA, DE VIRGÍLIO
REFLEXÃO MORAL: MITO DA CAVERNA, DE PLATÃO (MUNDO DAS IDEIAS x  MUNDO SENSÍVEL)
FILOSOFIA, POLÍTICA, LIRISMO AMOROSO




O GRANDE NOME DO CLASSICISMO PORTUGUÊS É LUÍS VAZ DE CAMÕES, AUTOR DA OBRA "OS LUSÍADAS".

CAMÕES(NASCEU EM 1524/25  E MORREU EM 1580)

A POESIA DE CAMÕES É DIVIDIDA EM:
A) POESIA LÍRICA (SONETOS E POEMAS EM QUE ELE UTILIZA A MEDIDA VELHA E A MEDIDA NOVA) - NEOPLATONISMO, DESCONCERTO DO MUNDO, A MISÉRIA DA CONDIÇÃO HUMANA, REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE AS INJUSTIÇAS SOCIAIS E PEQUENEZ DO HOMEM.

B) POESIA ÉPICA   (EPOPEIA - NARRATIVA EM VERSOS DOS FEITOS GRANDIOSOS DE UM POVO, DE UM HERÓI, COM MUITOS MITOS, FANTASIA, HEROÍSMO)
"OS LUSÍADAS" (1572)
ESTRUTURA:
8816 VERSOS DECASSÍLABOS
1102 ESTROFES COM O MESMO ESQUEMA RÍTMICO
OITAVA RIMA : ABABABCC

A OBRA  SE DIVIDE EM CINCO PARTES:
1ª PARTE : PROPOSIÇÃO (APRESENTAÇÃO DO TEMA E DO HERÓI, O POVO ILUSTRE PORTUGUÊS: OS BARÕES ASSINALADOS)

2ª PARTE : INVOCAÇÃO   (NÃO PEDE AJUDA A DEUSES DA MITOLOGIA GRECO-LATINA, E SIM AS NINFAS DO RIO TEJO DE PORTUGAL : AS TÁGIDES)

3ª PARTE : DEDICATÓRIA (A OBRA É DEDICADA AO REI JOVEM E DESASTROSO, DOM SEBASTIÃO)

4ª PARTE : NARRAÇÃO : VASCO DA GAMA, PERSONIFICANDO OS LUSOS/LUSITANOS, PARTE PARA A ÍNDIA, ENFRENTANDO A FÚRIA DOS MARES E DOS DEUSES CONTRÁRIOS À VIAGEM, COMO BACO, DEUS DO VINHO E NETUNO, DEUS DOS MARES E OCEANOS, SEMPRE HERÓI, CONSEGUE VENCER TODOS OS OBSTÁCULOS, COMO O GIGANTE ADAMASTOR, QUE SURGE PERSONIFICANDO O BRAVIO CABO DAS TORMENTAS. CONTA A HISTÓRIA DOS REIS DE PORTUGAL, DESTACANDO O CASO DE INÊS DE CASTRO, COROADA RAINHA DEPOIS DE MORTA. VASCO DA GAMA CHEGA A CALECUTE , NA ÍNDIA, MANTÉM CONTATO COM OS MOUROS E RETORNA A PORTUGAL, PASSANDO PELA ILHA DOS AMORES, EM QUE VASCO DA GAMA AMA TÉTIS, NINFA MARINHA. OUTRO PONTO IMPORTANTE DA NARRAÇÃO SÃO AS REFLEXÕES FEITAS PELO VELHO DO RESTELO, QUE CRITICA A GANÂNCIA DO POVO PORTUGUÊS, QUE  PARTE PARA O DESCONHECIDO, EM BUSCA DE RIQUEZA FÁCIL, QUERENDO TER UMA VIDA DE REI, VIVER SEM TRABALHAR. EM TÃO POUCO TEMPO, TANTAS COLÔNIAS, MAS EM TÃO POUCO TEMPO EXPERIMENTOU A MISÉRIA. MUITOS PORTUGUESES MORTOS EM ALTO MAR, ATACADOS POR DIVERSAS ENFERMIDADES, COMO ESCORBUTO.  PORTUGAL PRETENDIA TORNAR-SE UM GRANDE IMPÉRIO, MAS NÃO SOUBE LIDAR COM O PODER. O POVO PORTUGUÊS NÃO ERA CHEGADO AO TRABALHO.


5ª PARTE :  EPÍLOGO  (CONCLUSÃO, FINAL : CAMÕES, TRISTE, DECEPCIONADO, CIENTE DE QUE AQUELA BUSCA LOUCA POR RIQUEZA ESTAVA DIZIMANDO O POVO PORTUGUÊS E DE QUE TODO O SACRIFÍCIO DO POVO SÓ BENEFICIARIA O REI, CHEGA À CONCLUSÃO DE QUE NÃO VALIA MAIS A PENA CANTAR AS GLÓRIAS DE PORTUGAL, QUE NÃO MERECIA MAIS SER CANTADO, DESILUSÃO)

MITOLOGIA/DEUSES  (OS LUSÍADAS)
JÚPITER (LÍDER DO OLIMPO, MORADA DOS DEUSES)
DEUSES FAVORÁVEIS AOS PORTUGUESES: VÊNUS (DEUSA DO AMOR)
                                                                                MARTE (DEUS DA GUERRA)
DEUSES CONTRÁRIOS A VASCO DA GAMA: BACO (DEUS DO VINHO)
                                                                                NETUNO (DEUS DOS MARES E OCEANOS)
                                                                                ÉOLO: DEUS DOS VENTOS E TEMPESTADES
OBSERVE O HEROÍSMO DE VASCO DA GAMA, QUE É APRESENTADO NA OBRA DE MANEIRA SUPERIOR A CONQUISTADORES DE TERRAS ORIENTAIS ANTERIORES:
ALEXANDRE, O GRANDE (IMPERADOR DA MACEDÔNIA, DE 336 A 323 a.C.
TRAJANO, IMPERADOR ROMANO.

AUTORES QUE REPRESENTAM O CLASSICISMO PORTUGUÊS:
1. LUÍS VAZ DE CAMÕES  (OS LUSÍADAS)
2. ANTÔNIO FERREIRA (A CASTRO)    CONTA A HISTÓRIA DE INÊS DE CASTRO
3. SÁ DE MIRANDA (DOLCE STIL NUOVO)  TRAZ O ESTILO NOVO, A MEDIDA NOVA, O SONETO, OS VERSOS DECASSÍLABOS DA ITÁLIA, ONDE ESTUDARA, PARA PORTUGAL, EM 1527.




GABARITO DAS QUESTÕES : A PROPÓSITO DOS TEXTOS, PÁGINA 52

01. PORTUGAL (APOGEU E DECLÍNIO). A AMBIÇÃO, O DESEJO DE ENRIQUECIMENTO RÁPIDO E A DECADÊNCIA. A SEGUNDA ESTROFE É A CONFIRMAÇÃO DO PROVÉRBIO.

02.  SIM, É UMA SIMBOLOGIA PARA DESIGNAR PORTUGAL.

03.  IDEALIZADO, PLATÔNICO, DE JACOB POR RAQUEL (TRABALHOU 7 ANOS PARA TER RAQUEL, MAS O PAI LHE ENTREGOU A IRMÃ MAIS VELHA, LIA, INCONFORMADO E RESIGNADO, ELE TRABALHA MAIS SETE ANOS PARA TER LIA.








PÁGINA 53 (A PROPÓSITO DOS TEXTOS):

01.SONETO

02.  AMOR

03.  PARADOXO

A PROPÓSITO DOS TEXTOS, PÁG. 59

01. NAVEGAR SIGNIFICA LUTAR, TRAÇAR METAS, NÃO SE ACOMODAR, BUSCAR O QUE REALMENTE É IMPORTANTE PARA A VIDA DO INDIVÍDUO.
(VIVER NÃO É PRECISO, SE FOR UMA VIDA SEM OBJETIVOS, SEM ENFRENTAR AS ADVERSIDADES DOS MARES E DA VIDA, SE FOR UM FRACASSADO E ACOMODADO.)


02.  O EPISÓDIO DO GIGANTE ADAMASTOR, QUE REPRESENTA MAIS UM OBSTÁCULO A SER SUPERADO PELOS PORTUGUESES : O TENEBROSO CABO DAS TORMENTAS.


EXECÍCIOS E TESTES, PÁG. 60:

01.  A          (NESTA ESTROFE, EM OITAVA RIMA, COM ESQUEMA ABABABCC,  DA EPOPEIA "OS LUSÍADAS", DE CAMÕES, VASCO DA GAMA NARRA O EPISÓDIO DA ILHA DOS AMORES, EM QUE OS PORTUGUESES COMO RECOMPENSA DA VITÓRIA NUMA BATALHA, PARAM NA ILHA,  E SÃO RECEBIDOS PELAS NINFAS. VASCO DA GAMA FAZ AMOR COM TÉTIS, DEUSA MARINHA.

02.  C            (NESTA ESTROFE, QUE FAZ PARTE DO EPÍLOGO,  CAMÕES NÃO SE ENCONTRA MAIS TÃO ANIMADO E EUFÓRICO, MUITO PELO CONTRÁRIO, DEMONSTRA TRISTEZA E RECONHECE O ERRO DO POVO PORTUGUÊS, ESCRAVO DA GANÂNCIA E NA IMINÊNCIA DE ENFRENTAR OS DISSABORES DO FRACASSO.)


03.   B             (CAMÕES ESCREVEU A EPOPEIA "OS LUSÍADAS", EM 1572. SEIS ANOS MAIS TARDE, EM 1578, DESAPARECE O REI DOM SEBASTIÃO.  NO ANO EM QUE CAMÕES MORRE, 1580, PORTUGAL PASSA A DOMÍNIO ESPANHOL ATÉ 1640)
CAMÕES NASCEU EM 1524/25 E MORREU NO DIA 10 DE JUNHO DE 1580. PARA ESCREVER SUA EPOPEIA, CAMÕES IMITOU A ODISSEIA, DE HOMERO E A ENEIDA, DE VIRGÍLIO. CAMÕES NÃO PODERIA TER CONVIVIDO COM GIL VICENTE, PAI DO TEATRO PORTUGUÊS, PORQUE ESTE VIVEU DE 1465 A 1537.
QUEM ESTEVE NA ITÁLIA, DE ONDE LEVOU PARA PORTUGAL OS PRINCÍPIOS DA ESTÉTICA CLÁSSICA FOI SÁ DE MIRANDA, EM 1527, E NÃO CAMÕES.

04. D (TODOS OS VERSOS TÊM DEZ SÍLABAS POÉTICAS, VERSOS DECASSÍLABOS, TRADICIONAIS, MEDIDA NOVA, PROVENIENTE DA ITÁLIA)

05.    B    (OITAVA RIMA : ABABABCC)

06.   D
O PRIMEIRO ESCRITOR CLÁSSICO DE PORTUGUÊS FOI SÁ DE MIRANDA, EM 1527.
CAMÕES NÃO CRIOU CARICATURAS, TIPOS DA SOCIEDADE, E SIM FEZ REFLEXÕES FILOSÓFICAS, UNIVERSAIS SOBRE O HOMEM DE TODOS OS TEMPOS.
QUEM CRIOU O TEATRO POPULAR PORTUGUÊS FOI GIL VICENTE, COM SEUS AUTOS E FARSAS.





07.   D


08.    A        (CAMÕES IMITA OS MODELOS CLÁSSICOS ; "A ODISSEIA, DE HOMERO)

09.     ESCREVEU POESIA LÍRICA E ÉPICA:
A) LÍRICA: " RIMAS"  (AMOR PLATÔNICO E CARNAL, REFLEXÕES FILOSÓFICAS), NA LÍRICA, A MULHER É IDEALIZADA, UM ANJO, PERFEITA. ALTERNA A MEDIDA NOVA, O SONETO, OS VERSOS DECASSÍLABOS, COM A MEDIDA VELHA, OS VERSOS REDONDILHOS. INFLUÊNCIA DAS CANTIGAS DE AMIGO TROVADORESCAS. O AMOR SURGE COMO ALGO INEXPLICÁVEL: É FERIDA QUE DÓI E NÃO SE SENTE, É UM CONTENTAMENTO DESCONTENTE, SE TÃO CONTRÁRIO A SI É O MESMO AMOR.
B) ÉPICA: "OS LUSÍADAS" (NARRA OS FEITOS GRANDIOSOS DOS PORTUGUESES NA ÉPOCA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES)
C) TRÊS PEÇAS PARA TEATRO
D) ALGUMAS CARTAS

10.   E
(DESISTE DE CANTAR A BRAVURA PORTUGUESA PORQUE ENXERGA QUE APENAS O REI É BENEFICIADO, ENQUANTO O POVO VALENTE MORRE, FICA NA MISÉRIA. DAÍ VEM A TRISTEZA, DESENGANOS, CRÍTICA À COBIÇA DOS LUCROS FÁCEIS. QUE CONDUZEM AO DECLÍNIO)


11.    A    (O GIGANTE ADAMASTOR É UMA PERSONIFICAÇÃO DO TENEBROSO CABO DAS TORMENTAS)
"O URAGUAI", DE BASÍLIO DA GAMA, PERTENCE AO ARCADISMO BRASILEIRO.
O SERMÃO DA SEXAGÉSIMA E OUTROS SERMÕES , DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA PERTENCEM AO BARROCO.
MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE, PERTENCE À PRIMEIRA FASE DO MODERNISMO BRASILEIRO.



12.    B
(PERSONIFICAÇÃO DO TENEBROSO CABO DAS TORMENTAS NO GIGANTE ADAMASTOR.)

13.     B
(ANTÍTESES E PARADOXOS)



14.      C        (INÊS DE CASTRO, AMANTE DE DOM PEDRO, MORTA A MANDO DE DOM AFONSO IV)



Nenhum comentário:

Postar um comentário