quinta-feira, 15 de março de 2012

LITERATURA: TROVADORISMO ,PÁG. 19 A 30

LITERATURA  - TROVADORISMO  - 1198 0U 1189 ATÉ 1434. EsPCEx/EsSA : 2017       CURSO MASTER/AVENIDA BEZERRA DE MENEZES

OBRA INICIAL DO TROVADORISMO: "CANTIGA DA RIBEIRINHA", DE PAIO SOARES DE TAVEIRÓS,UMA CANTIGA DE AMOR, DEDICADA A DONA MARIA PAES RIBEIRO.

TEXTOS ESCRITOS EM GALEGO-PORTUGUÊS (PORTUGUÊS ARCAICO)
IDADE MÉDIA
FEUDALISMO
SUSERANO : SENHOR FEUDAL
FEUDO : TERRA


O POETA DA ÉPOCA ERA CHAMADO DE: TROVADOR (NOBRE, MECENAS)
                                                                           JOGRAL, SEGREL OU MENESTREL (CLASSE INFERIOR, UMA PROFISSÃO PARA ANIMAR OS REIS DE CASTELO EM CASTELO ENTRETENDO A NOBREZA.)
SOLDADEIRA OU JOGRALESA: MOÇA QUE DANÇAVA, CANTAVA E TOCAVA INSTRUMENTOS MUSICAIS.)

MÚSICA E LITERATURA SE CRUZAM

CONTEXTO DO TROVADORISMO:
1. ORGANIZAÇÃO DAS CRUZADAS ( EXPEDIÇÕES RELIGIOSAS E MILITARES, SÉCULO V A XV CONTRA OS INIMIGOS DA IGREJA CATÓLICA.)
2. LUTA CONTRA OS MOUROS DA PENÍNSULA IBÉRICAS (CAVALEIROS ANDANTES).
3. TEOCENTRISMO (DEUS COMO CENTRO E MEDIDA PARA TODAS AS COISAS, MISTICISMO RELIGIOSO ALIADO AO ATRASO)
4. FEUDALISMO
NOBREZA: DONOS DOS FEUDOS, SUSERANOS, REIS
CLERO: IGREJA
POVO: VASSALO, SERVO (A GRANDE MAIORIA SUBMISSA)





TIPOS DE COMPOSIÇÕES MEDIEVAIS:
1. LÍRICO-AMOROSAS: AMIGO (ORIGEM NA PENÍNSULA IBÉRICA, POPULAR, EU-LÍRICO FEMININO, ZONA RURAL, PARALELISMO SINTÁTICO E/OU SEMÂNTICO, REFRÃO OU ESTRIBILHO, RECLAMAÇÃO DA AUSÊNCIA DO AMIGO QUE GERA UMA CERTA ANGÚSTIA.)
                                            AMOR(ORIGEM EM PROVENÇA, SUL DA FRANÇA, PALACIANA, NOBRE, AMOR CORTÊS(RESPEITOSO), VASSALAGEM AMOROSA, EU-LÍRICO MASCULINO, MULHER CASADA(DE POSSES E RESPEITADA, DISTANTE,É UMA DONA E POSSUI BENS), COITA D!AMOR(SOFRIMENTO AMOROSO), COITADO.


2. SATÍRICAS:    ESCÁRNIO : CRÍTICA INDIRETA, PALAVRAS AMBÍGUAS, IRONIA
                             MALDIZER: CRÍTICA DIRETA, REVELANDO O NOME DA PESSOA SATIRIZADA(ADULTÉRIO, AMORES INTERESSEIROS, PALAVRAS OBSCENAS.)




CAUSAS DA DECADÊNCIA DO TROVADORISMO:

1. DECADÊNCIA DO MECENATISMO REAL (OS REIS MANTINHAM OS JOGRAIS E AS SOLDADEIRAS)

2. REVOLUÇÃO DE AVIS (1383 A 1385 (BURGUESAMENTO)

3.CONFLITOS ENTRE PORTUGAL E ESPANHA














A PROPÓSITO DOS TEXTOS, PÁG. 28  (GABARITO E COMENTÁRIOS)

01. "CANTIGA DE AMOR". A VASSALAGEM AMOROSA SE MANISFESTA NA POSTURA DO HOMEM, UM SERVO, DIANTE DA MULHER AMADA. DESTACA-SE COMO CARACTERÍSTICA DA SOCIEDADE PATRIARCAL O FATO DE O HOMEM SE REFERIR AO PAI DA MULHER (FILHA DE DOM PAI MONIZ).

02. CANTIGA DE AMOR.

03.O HOMEM SOFRE EM CONSEQUÊNCIA DE UM AMOR NÃO CORRESPONDIDO; É DESPREZADO PELA MULHER(COITA DE AMOR)> HÁ O TRATAMENTO CORTÊS:A MULHER ASSUME UMA POSTURA DE SUPERIORIDADE: ELA É PRINCESA, ALTEZA, SENHORA.









         ATENÇÃO:

CANCIONEIROS (REUNIÃO DE CANÇÕES, CANTIGAS MEDIEVAIS):
CANCIONEIRO DA AJUDA
CANCIONEIRO DA BIBLIOTECA NACIONAL
CANCIONEIRO DA VATICANA (VATICANA É A BIBLIOTECA DO VATICANO)



PRINCIPAIS TROVADORES E JOGRAIS (POETAS DO TROVADORISMO):
1. PAIO SOARES DE TAVEIRÓS (AUTOR DO PRIMEIRO TEXTO ESCRITO EM PORTUGUÊS: "CANTIGA DA RIBEIRINHA",  EM 1189 OU 1198)    UMA CANTIGA DE AMOR. (TROVADOR)
2. DOM DINIS (CONHECIDO COMO "REI TROVADOR", UM MECENAS DAS ARTES, REI AOS 18 ANOS DE IDADE, SEXTO REI DE PORTUGAL. (TROVADOR: FLORES DO MAR DE VIGO)
3. JOÃO GARCIA DE GUILHADE (TROVADOR)
4. MARTIM CODAX (JOGRAL|)
5. JOÃO ZORRO (JOGRAL)








CONTINUAÇÃO DO GABARITO:






04. CANTIGA DE AMIGO: EU LÍRICO FEMININO: A MULHER ABANDONADA DIALOGA COM AS ONDAS DO MAR. (CLASSIFICADA COMO BARCAROLA OU MARINHA)

05. CANTIGA DE AMIGO:  EU LÍRICO FEMININO,  MULHER ABANDONADA PELO HOMEM.

06.
A. ESTES MEUS OLHOS NUNCA PERDERAM
SENHORA, GRANDE SOFRIMENTO, ENQUANTO EU FOR VIVO
E DIR-VOS-EI, MINHA SENHORA BELA
DESTES MEUS OLHOS, O SOFRIMENTO QUE HÁ
CHORAM E CEGAM QUANDO NÃO VÊ ALGUÉM (A SENHORA)
E ORA CEGAM POR ALGUÉM QUE VÊ.

B. CANTIGA DE AMOR: EU-LÍRICO MASCULINO, O SOFRIMENTO AMOROSO(COITA DE AMOR), A VASSALAGEM AMOROSA.

07.CANTIGA DE AMIGO (EU-LÍRICO FEMININO, LAMENTA A AUSÊNCIA DO AMIGO.(NORMALMENTE, O AMIGO PARTIU PARA A GUERRA PARA LUTAR CONTRA OS MOUROS)

08.
A. CANTIGA DE AMIGO: EU-LÍRICO FEMININO, AFLIÇÃO, BUSCA PELO AMIGO, AFLIÇÃO, SOFRIMENTO..

B. SEM FANTASIA (SEM MENTIR PARA SI MESMO, OU SEJA, NATURALMENTE.)

C. POÉTICA E CONATIVA OU APELATIVA
POÉTICA: DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS, RITMO, FIGURAS DE LINGUAGEM, COMO ANÁFORA, ASSONÂNCIA, SENTIDO CONOTATIVO, PLURISSIGNIFICAÇÃO.
CONATIVA OU APELATIVA: O VERBO "VIR", EMPREGADO ANAFORICAMENTE, NA 2ª PESSOA DO SINGULAR DO IMPERATIVO AFIRMATIVO, REPRESENTANDO UM APELO INSISTENTE E DESESPERADOR:PELO AMOR DE DEUS .
                                                         VEM QUE EU TE QUERO FRACO

09. D  (A CANTIGA DE ESCÁRNIO É UMA CRÍTICA INDIRETA: A CANTIGA DE MALDIZER  É UMA SÁTIRA DIRETA, CHEGANDO AO PONTO DE MENCIONAR O NOME DA PESSOA RIDICULARIZADA).

10. B    (A CANTIGA DE AMOR ORIGINA-SE DE PROVENÇA, REGIÃO QUE FICA NO SUL DA  FRANÇA; JÁ AS CANTIGAS DE AMIGO TÊM ORIGEM NA PRÓPRIA PENÍNSULA IBÉRICA).
QUAIS OS FATORES QUE INFLUENCIARAM A CHEGADA DAS CANTIGAS DE AMOR NA PENÍNSULA IBÉRICA:
A) VINDA DE CAVALEIROS FRANCESES PARA LUTAREM CONTRA OS MOUROS:
B) VINDA DE COLONOS FRANCESES PARA PORTUGAL:
C) CASAMENTO DE NOBRES PORTUGUESES COM DAMAS DE PROVENÇA(FRANÇA):
D) PEREGRINAÇÕES A SANTIAGO DE COMPOSTELA NA GALIZA.

11. TROVADORISMO (PRIMEIRA ESCOLA LITERÁRIA DO MUNDO OCIDENTAL: 1189 OU 1198)

12. C
(PARALELISMO É A REPETIÇÃO DE UMA MESMA ESTRUTURA SINTÁTICA OU SEMÂNTICA, COM PEQUENAS ALTERAÇÕES, ÀS VEZES, COM VARIAÇÃO DE PALAVRAS SINÔNIMAS OU PERTENCENTES A UMA MESMA CLASSE GRAMATICAL OU FUNÇÃO SINTÁTICA: NAS DUAS PRIMEIRAS ESTROFES, NO FINAL DOS VERSOS ENCONTRAMOS OS PARES PINHO E RAMO; AMIGO E AMADO.)
(ALTERNÂNCIA VOCÁLICA EMERGE COM UMA FIGURA DE LINGUAGEM CHAMADA ASSONÂNCIA, QUE É A REPETIÇÃO DE SONS VOCÁLICOS: "E HU É?)
(REFRÃO OU ESTRIBILHO É A REPETIÇÃO DE UM MESMO VERSO AO FINAL DE CADA ESTROFE: " AY DEUS, E HU É?"
A CANTIGA FOI ESCRITA POR DOM DINIS, REI TROVADOR, QUE SE UTILIZA DE UM EU LÍRICO FEMININO, CARACTERÍSTICA DE UMA CANTIGA DE AMIGO).


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
O TROVADORISMO SURGIU POR MEIO DAS TROVAS, DE TRADIÇÃO ORAL DAÍ AS POESIAS SEREM CHAMADAS DE CANTIGAS.

NA PROSA MEDIEVAL, TEMOS AS NOVELAS DE CAVALARIA, QUE NARRAM AS AVENTURAS DE CAVALEIROS ANDANTES, LENDÁRIOS E DESTEMIDOS, QUE LIQUIDAVAM MONSTROS E INIMIGOS EM BATALHAS SANGRENTAS, POR DEUS E PELO AMOR DE UMA DONZELA.
AS DUAS NOVELAS MAIS RELEVANTES SÃO:
1. "A DEMANDA DO SANTO GRAAL", DE AUTOR DESCONHECIDO, CUJO TEMA É A BUSCA DO GRAAL, O VASO SAGRADO - DESAPARECIDO - EM QUE, SEGUNDO A LENDA, JOSÉ DE ARIMATÉIA TERIA DEPOSITADO O SANGUE DE CRISTO NO MOMENTO DO MARTÍRIO.

O FILME "O CÓDIGO DA VINCI", GRANDE SUCESSO RECENTE, BASEIA-SE NESSA OBRA MEDIEVAL.

2.TRISTÃO E ISOLDA (AUTOR DESCONHECIDO, PASSOU POR GRANDES ADAPTAÇÕES AO LONGO DOS ANOS.)       O NOME TRISTÃO JUSTIFICA-SE PORQUE A VIDA DA PERSONAGEM É MARCADA POR TRISTEZAS. ELE NUNCA RI. PERDEU A MÃE DE PARTO AO NASCER. FILHO DE REI, CAVALEIRO VALENTE, QUE MATA UM DRAGÃO, FICA BASTANTE FERIDO E É SALVO POR ISOLDA, QUE CUIDA DOS SEUS FERIMENTOS, POR QUEM SE APAIXONA, E VIVEM UMA TRISTE HISTÓRIA DE AMOR, ACABANDO COM A MORTE TRÁGICA DO CASAL.


NO SÉCULO XVI,  O GÊNERO LITERÁRIO ( A NOVELA DE CAVALARIA)  JÁ SE ENCONTRAVA DESGASTADO, PORÉM, EM 1605, O ESCRITOR ESPANHOL MIGUEL DE CERVANTES REVIGOROU A TRADIÇÃO COM A NOVELA  "DOM QUIXOTE DE LA MANCHA", OBRA QUE RETRATA A DECADÊNCIA DOS VALORES DA CAVALARIA FEUDAL DIANTE DO ABURGUESAMENTO DA SOCIEDADE DO SÉCULO XVI.

NA ERA MEDIEVAL, PREDOMINAM AS MEDIDAS VELHAS : VERSOS DE CINCO SÍLABAS POÉTICAS (REDONDILHAS MENORES) E VERSOS DE SETE SÍLABAS POÉTICAS (REDONDILHAS MAIORES). TAIS VERSOS SÃO MAIS ADEQUADOS À MÚSICA. E O TROVADORISMO SE DESENVOLVE MISTURADO COM A MÚSICA.
A PARTIR DA ERA CLÁSSICA (CLASSICISMO),  SÁ DE MIRANDA, TRAZ, PARA PORTUGAL, EM 1527 A MEDIDA NOVA : VERSOS DE DEZ SÍLABAS POÉTICAS (DECASSÍLABOS) OU DE DOZE SÍLABAS (ALEXANDRINOS) LARGAMENTE EMPREGADOS NOS SONETOS.

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