terça-feira, 13 de março de 2012

LINGUAGEM LITERÁRIA, O QUE É LITERATURA, ESCOLAS, ESTILOS E GÊNEROS, VERSIFICAÇÃO





LITERATURA -  PARTE 1    (EsPCEx/EsSA) 2017     O QUE É LITERATURA/ESCOLA, ESTILOS E GÊNEROS      CURSO CEM(MASTER)  AVENIDA BEZERRA  DE MENEZES
TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO

PÁGINA 04

1. OS SEIS TEXTOS ESCRITOS EM ÉPOCAS DIFERENTES TRATAM DE UM TEMA UNIVERSAL: O RELACIONAMENTO AMOROSO.. NÃO SÃO DOCUMENTOS DA REALIDADE, MAS SIM FICÇÃO, CRIAÇÃO, IMAGINAÇÃO, PORTANTO, TEXTOS LITERÁRIOS.

2. PORQUE OS TEXTOS LITERÁRIOS VISAM AO PRAZER ESTÉTICO, À BELEZA, SENDO PLURISSIGNIFICATIVOS, COM PREDOMINÂNCIA DE FIGURAS DE LINGUAGEM, SENTIDO CONOTATIVO, FIGURADO, ATINGINDO A SENSIBILIDADE DO LEITOR, UMA VEZ QUE NADA É DITO DIRETAMENTE, MAS SIM POR MEIO DE METÁFORAS, ADIVINHAÇÕES, AMBIGUIDADES.

3. POR MEIO DOS RECURSOS ESTILÍSTICOS DE CADA ÉPOCA, COMO A LINGUAGEM, A VISÃO DE MUNDO.


QUESTÕES, PÁG. 6

01. NÓS (SENTIDO CONOTATIVO, PORTANTO, FOLGAR OS NÓS SIGNIFICA LIBERTAR-SE DOS PROBLEMAS E PREOCUPAÇÕES E PROCURAR A PAZ. (LEITURA POSSÍVEL)

02. NO TEXTO, A PALAVRA NOITE, EMPREGADA EM SENTIDO FIGURADO, ADMITE DIVERSOS SIGNIFICADOS: TRISTEZA, FALTA DE EXPECTATIVA, MORTE, O INDECIFRÁVEL.


QUESTÕES, PÁG. 07

01.O NOME DO JORNAL (JORNAL DA CIDADE), A DATA, O LOCAL E DEMAIS REFERÊNCIAS.
02.HÁ REFERENTES COMPROBATÓRIOS, SEM RODEIOS, NUMA LINGUAGEM DIRETA, OBJETIVA, INFORMATIVA, PORTANTO, COM PREDOMINÂNCIA DA DENOTAÇÃO. LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA.

QUESTÕES, PÁG. 07
01. NÃO HÁ REFERENTES HISTÓRICOS QUE POSSAM SER COMPROVADOS NA REALIDADE, COMO DADOS, DATAS, FONTES.
02. NÃO HÁ INTENÇÃO DE SE ATER À REALIDADE, POIS HÁ ENVOLVIMENTO EMOCIONAL DO EU LÍRICO.


QUESTÕES, PÁG. 11

01. GÊNERO LÍRICO (EXPRESSÃO DO EU, DA EMOÇÃO)
02. GÊNERO DRAMÁTICO (TEXTO ESCRITO PARA SER REPRESENTADO, COM RUBRICAS, AUSÊNCIA DE NARRADOR, ESTRUTURA DIALÓGICA)
03. GÊNERO NARRATIVO (PERSONAGENS, ESPAÇO, TEMPO, AÇÃO)


FAÇA AGORA, PÁG. 12
01. B
(O TEXTO NÃO SE REFERE À LITERATURA DOS JESUÍTAS, MAS SIM À LITERATURA INFORMATIVA). O QUINHENTISMO ABRANGE: LITERATURA DE CATEQUESE E LITERATURA DE VIAGENS OU INFORMAÇÕES.
É UM TEXTO MODERNISTA QUE SATIRIZA, PARODIA O QUINHENTISMO, ENCAIXANDO-SE NAS PROPOSTAS TEMÁTICAS DA PRIMEIRA GERAÇÃO  DO MODERNISMO, POR MEIO DE UMA LINGUAGEM PRÓXIMA DO QUOTIDIANO, VERSOS BRANCOS E LIVRES, ALÉM DO TOM  ANARQUISTA, MESMO O AUTOR PERTENCENTE À   SEGUNDA GERAÇÃO .

02.A
(O POETA DO PARNASIANISMO BUSCA A ARTE PELA ARTE, A PREOCUPAÇÃO COM AS TÉCNICAS DE VERSIFICAÇÃO E O ALHEAMENTO DA REALIDADE SOCIAL. O IMPORTANTE É A BELEZA ARTÍSTICA DOS VERSOS DECASSÍLABOS OU ALEXANDRINOS E AS RIMAS RICAS.


PRATIQUE MAIS, PÁG. 13
(1)
(2)
(1)
(3)
PORTANTO, LETRA  "A"

02. A   (NO GÊNERO LÍRICO O AUTOR NÃO CRITICA A REALIDADE, MAS SIM SE RESTRINGE À EXPLORAÇÃO DE SUA SUBJETIVIDADE, DO SEU MUNDO INTERIOR)

03. C
04. B


                       VERSIFICAÇÃO     2015

APLICANDO, PÁG. 17






A.OS DOIS PRIMEIROS VERSOS:  POBRES E EMPARELHADAS
    MIM E ASSIM: RICAS E INTERPOLADAS
     MÃO E CORAÇÃO: POBRES E EMPARELHADAS

B. INTERPOLADAS E RICAS OU PRECIOSAS (CLASSES GRAMATICAIS DIFERENTES, COM IDENTIDADE SONORA, MAS COM DIVERGÊNCIA GRÁFICA, RIMA FORÇADA, PRECIOSA)

C.INTERCALADAS
    DIA E LIA:  SUBSTANTIVO COMUM E PRÓPRIO(RICA) E RARA POR EXISTIREM POUCAS POSSIBILIDADES DE RIMA.
     VÊ-LA E CAUTELA (PRECIOSA). POIS APESAR DA IDENTIDADE GRÁFICA, DIFERE A SONORIDADE E TAMBÉM RICA, POIS SÃO CLASSES GRAMATICAIS DIFERENTES..


02.
A)  O SONETO É CONSTITUÍDO DE DOIS QUARTETOS E DOIS TERCETOS.
B)  14 VERSOS DECASSÍLABOS  (DEZ SILABAS POÉTICAS)
C)
1ª ESTROFE:  RIMAS CRUZADAS OU ALTERNADAS E QUANTO AO VALOR, RICAS.
2ª ESTROFE: QUANTO À DISPOSIÇÃO SÃO CRUZADAS OU ALTERNADAS.
                        QUANTO AO VALOR: RESISTE  E PERSISTE SÃO POBRES, POIS SÃO DOIS VERBOS: AGRADA E AVENTURADA SÃO RICAS,, POIS HÁ VERBO E ADJETIVO.
3ª ESTROFE: FERE E PREFERE SÃO POBRES E EMPARELHADAS
4ª ESTROFE:   DELIRANTE E INSTANTE SÃO RICAS E EMPARELHADAS
ESMO(SUBST.) MESMO (PRON.)   SÃO RICAS E INTERPOLADAS.


03.
A) QUAN DO LE VA RES MA RÍ  
      TEU LE DO RE BA NHOAO PRA
     TU DI RÁS  A QUI TRA ZI
     DIR CEU TAM BÉM O SEU GA
(TODOS OS VERSOS SÃO HEPTASSÍLABOS OU REDONDILHA MAIOR, OU SEJA POSSUEM SETE SÍLABAS POÉTICAS)

B) NO QUAR TO DE NOI  (5 SÍLABAS POÉTICAS OU REDONDILHA MENOR:PENTASSÍLABO)
     A MA LA SEA BREO TEM (6 SÍLABAS POÉTICAS : HEXASSÍLABO)
     DÁ SEEM FRAG MEN  (4 SÍLABAS POÉTICAS: TETRASSÍLABO)


04.
      CLASSIFIQUE AS ESTROFES DO EXERCÍCIO 02, QUANTO AO NÚMERO DE VERSOS.
RESPOSTA: 02 QUARTETOS E 02 TERCETOS.

     QUESTÕES, PÁG. 18
05. C
06. E (TODOS OS VERSOS SÃO METRIFICADOS, OU SEJA, TRADICIONAIS, POIS APRESENTAM SETE SÍLABAS POÉTICAS: REDONDILHA MAIOR)

OBSERVAÇÃO:  AS MEDIDAS VELHAS( VERSOS DE CINCO E SETE SÍLABAS POÉTICAS)
 APROXIMAM-SE DA MÚSICA E ERAM LARGAMENTE EMPREGADOS NO TROVADORISMO E NO HUMANISMO. AS MEDIDAS NOVAS SURGEM COM O CLASSICISMO (VERSOS DECASSÍLABOS E ALEXANDRINOS).

NO CONCURSO DE 2011 FOI COBRADA UMA QUESTÃO DE VERSIFICAÇÃO. TIPO DE PROVA E, QUESTÃO 15.
FO RAM SEOS DEU SES FO RAM SEEM VER DA
MAS DAS DEU SAS AL GU MAE XIS TEAL GU
QUE TEM TEU AR A TU A MA JES TA
TEU POR TEEAS PEC TO QUEÉS TU MES MAEM SU

(OS VERSOS DO QUARTETO SÃO TODOS DECASSÍLABOS, PORTANTO TRADICIONAIS, POIS APRESENTAM REGULARIDADE RÍTMICA, AS RIMAS SÃO ALTERNADAS.: VERDADE E MAJESTADE SÃO POBRES:                   ALGUMA E SUMA SÃO PRECIOSAS OU ARTIFICIAIS.


ATENÇÃO:
SINALEFA: REUNIÃO DE DUAS SÍLABAS  EM  UMA SÓ.
ELISÃO: SUPRESSÃO DE SONS
SINÉRESE: REDUÇÃO DE DUAS SÍLABAS GRAMATICAIS NUMA SÓ.POÉTICA COM O OBJETIVO DE CONFORMAR UMA DETERMINADA MÉTRICA, OU SEJA, REDUÇÃO DE UM HIATO EM DITONGO
DIÉRESE: DIVISÃO DE UM DITONGO EM DUAS SÍLABAS, COMO LICENÇA POÉTICA PARA CONFORMAÇÃO A UMA DETERMINADA MÉTRICA.

                                             
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário